23.8 C
Juruá
quinta-feira, março 28, 2024

Segundo lote com 740 doses de vacinas chega amanhã em Cruzeiro do Sul

Por

- Publicidade -

O Estado do Acre recebeu neste domingo 5,5 mil doses da vacina da Oxford/Astra Zeneca. Deste total, 740 doses são destinadas à Cruzeiro do Sul e devem chegar nesta terça-feira.

Segundo o secretário municipal de saúde de Cruzeiro do Sul, Dr. Agnaldo Lima, este segundo lote será destinado integralmente aos servidores da saúde, seguindo um cronograma da secretaria de acordo com categorias e funções.

Esta é o segundo lote de vacinas, o primeiro lote foi produzido pelo Instituto Butantã em São Paulo, a partir do insumo do labotatório Sinovac, na China. Já a vacina AstraZeneca passou por inspeção e rotulagem na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro.

Uma ou duas doses?

Ainda há uma dúvida por parte das autoridades de saúde sobre a aplicação de uma ou duas doses desta vacina. O laboratório Astra Zeneca afirma que uma única dose e suficiente para obter a imunização, já a Fiocruz recomenda a aplicação de uma segunda dose de reforço.

O secretário estadual de saúde, Alysson Bestene afirmou em entrevista que irá seguir a recomendação da Fiocruz de aplicar uma segunda dose. Contudo, a dose de reforço é aplicada apenas após três meses, então a quantidade de doses desses lotes será aplicada integralmente.

O secretário municipal de saúde de Cruzeiro do Sul, Dr. Agnaldo afirmou qu seguirá a recomendação do Ministério da Saúde, e do laboratório, de aplicar uma única dose, a menos que haja alteração nessa recomendação.

O governador Gladson Cameli disse que irá esta semana a são Paulo para tentar adquirir mais um milhão de doses a fim de garantir 100% de imunização no estado.

- Publicidade -
Copiar