28.2 C
Juruá
terça-feira, abril 23, 2024

Veja a repercussão da invasão do Congresso dos EUA

Por

- Publicidade -

Apoiadores do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, invadiram nesta quarta-feira (6) o Capitólio, sede do Congresso americano, em Washington.

Na sessão, era realizada a contagem oficial dos votos do Colégio Eleitoral das eleições presidenciais de novembro, que deram vitória ao candidato democrata Joe Biden.

Mais cedo, Trump discursou a apoiadores e pressionou para que o resultado da eleição fosse revisado. O presidente insiste na tese de que as eleições presidenciais foram fraudadas e que eleitores em situação irregular votaram.

Após a manifestação sair do controle, Trump pediu que manifestantes recuassem. Veja abaixo o que ele disse e a manifestação de outras autoridades, intelectuais e artistas.

Joe Biden, presidente eleito dos EUA

“Apelo ao presidente Trump para ir à televisão nacional AGORA, para cumprir seu juramento e defender a Constituição, e exigir o fim deste cerco.”

Donald Trump, presidente dos EUA

“Por favor, apoie a nossa Polícia e Polícia do Capitólio. Eles estão verdadeiramente do lado do nosso país. Fique em paz!”

“Peço a todos no Capitólio dos EUA que permaneçam em paz. Sem violencia! Lembre-se, NÓS somos o Partido da Lei e da Ordem – respeite a Lei e nossos grandes homens e mulheres em Azul. Obrigado!”

Mike Pence, vice-presidente dos EUA

“A violência e a destruição que estão ocorrendo no Capitólio dos EUA devem parar, e devem parar agora. Todos os envolvidos devem respeitar os policiais e deixar o prédio imediatamente. Protestos pacíficos são direito de todo americano, mas este ataque ao nosso Capitólio não será tolerado e os envolvidos serão processados em toda a extensão da lei.”

Boris Johnson, primeiro-ministro do Reino Unido

“Cenas vergonhosas no Congresso dos EUA. Os Estados Unidos representam a democracia em todo o mundo e agora é vital que haja uma transferência de poder pacífica e ordeira.”

Organização dos Estados Americanos (OEA)

“A Secretaria-Geral da OEA condena e repudia o ataque às instituições que está sendo realizado hoje nos Estados Unidos por manifestantes que desconhecem os recentes resultados eleitorais. A democracia tem seu pilar fundamental na independência dos Poderes do Estado, que devem atuar totalmente livres de pressões.

O exercício da força e o vandalismo contra as instituições constituem um sério atentado ao funcionamento democrático.

Urge recuperar a racionalidade necessária e encerrar o processo eleitoral de acordo com a Constituição e os procedimentos institucionais correspondentes.”

Nancy Pelosi, presidente da Câmara, e Chuck Schumer, líder democrata no Senado

“Estamos convocando o presidente Trump para exigir que todos os manifestantes deixem o Capitólio dos EUA e seus terrenos imediatamente.”

Kevin McCarthy, líder dos republicanos na Câmara

“O que está acontecendo é inaceitável e anti-americano. Isso tem que parar.”

- Publicidade -
Copiar