Rio Branco, Acre, 21 de abril de 2021

Acreano cria braço robótico para ajudar deficientes e pede ajuda para terminar projeto

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Redação Juruá em Tempo
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Uma pessoa que não desiste dos sonhos mesmo diante das adversidades da vida. Assim é a história de Janimar de Sousa, de 36 anos. Nascido em Rio Branco, ele foi criado no município de Feijó. Em 2006, seu pai faleceu devido a um aneurisma da aorta abdominal. “Foi um período muito complicado para mim e minha mãe, mas, ela sempre me ensinou a ser forte e a nunca desistir”, diz Janimar.

Infelizmente, a mãe foi atropelada por uma moto em 2015 em Feijó e também faleceu. “Foi ainda mais difícil para mim, mas consegui, com a ajuda de Deus e de amigos, concluir minha faculdade”, afirma.

Com o sonho de ajudar ainda mais as pessoas, Janimar não se contentou apenas com a fisioterapia e decidiu cursar medicina. Hoje é aluno da faculdade boliviana Udabol, em Cochabamba.

Inspirado pelos anos do curso de fisioterapia, Janimar começou a construir protótipos para ajudar pessoas com deficiência física. Um deles, é um braço robótico no qual Janimar usou materiais como um braço de manequim, material de carpintaria e impressão 3D. “Varia de paciente para paciente, mas a funcionalidade é abrir e fechar a mão, girar o punho, pegar e soltar objetos leves, como um celular ou um copo”.

Janimar diz que o que falta para o seu produto começar a ser desenvolvido para pessoas com deficiência é apoio de empresas privadas ou do governo. “Eu fiz esse protótipo com materiais de baixo custo para provar que é possível. Um braço desse pode sair por R$ 1.100 reais. Meu sonho é usar a robótica para desenvolver próteses para pessoas paralíticas. Com meus estudos, vi que é possível esse investimento no Acre”, afirma.

Com informações Ac24horas

Leia também

Receba nossas novidades

Av. Getúlio Vargas n. 22 – Salas 7 e 8 – Centro – Cruzeiro do Sul AC.