23.6 C
Juruá
terça-feira, abril 16, 2024

Rios Tarauacá e Muro deixam “cenário pós-guerra” após as águas recuarem

Por

- Publicidade -

Após imagens de entulhos, casas destruídas e árvores caídas e arrastadas pelas enchentes do rio Tarauacá serem divulgadas pelo fotógrafo Jardy Lopes, na manhã desta segunda-feira (22), o município de Tarauacá, no interior do Acre, inicia a limpeza e remoção dos sedimentos arrastados pelas cheias. Nas imagens, é possível perceber os diversos entulhos e balseiros em frente as casas dos moradores, além dos danos das vias públicas.

A Prefeitura de Tarauacá criou uma força tarefa na qual trabalhadores da Secretaria Municipal de Obra realizam a limpeza e remoção de sedimentos arrastados pelas cheias dos rios Tarauacá e Muru.

Os trabalhos de remoção dos entulhos e reformas das vias públicas danificadas tiveram seu início ainda no domingo (21), após o rio Tarauacá registrar a marca de 9,20 metros.

O Corpo de Bombeiros do Estado do Acre, informou que o rio Tarauacá atualmente se encontra em 9,70 metros na medição que foi realizada na manhã desta segunda-feira (22), ou seja, apresentando um crescimento de 0,50 cm de domingo para esta segunda.

Ainda no sábado (20), o rio, chegou a marca de 11,05 metros, 0,88 cm, a menos que a maior cota já registrada, de 11,93 metros, em 2014. Observando que a cota de transbordamento é de 9,50 metros, o manancial estava 1,50 metros acima do nível máximo.

Foram cerca de 28 mil pessoas atingidas pelo volume de água dos rios Tarauacá e Muru, segundo informa a Prefeitura de Tarauacá, fazendo com que a prefeita Maria Lucinéia Nery de Lima Menezes (PDT), decretasse situação de emergência, resultante da calamidade pública.

Como logística a prefeitura está conduzindo às famílias que foram e estão sendo atingidas pelas cheias para escolas municipais e estaduais com auxílio coordenado dos servidores municipais, onde os desabrigados são atendidos com serviço médico e recebem alimentação, remédios e material de limpeza e higiene pessoal.

- Publicidade -
Copiar