Rio Branco, Acre, 18 de abril de 2021

Bancada pede a Bolsonaro que o Acre tenha projeto de vacinação em massa na Amazônia

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Redação Juruá em Tempo
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

A Bancada Federal do Acre, representada pelo senador Sérgio Petecão, enviou um ofício em caráter de urgência ao presidente da República Jair Bolsonaro nesta quarta-feira, 17, pedindo priorização da população do Acre na vacinação em massa contra a Covid-19.

O pedido veio em função da situação de Calamidade Pública em que se encontra a Saúde do Acre e a pandemia que se alastrou em todo território acreano. “Informamos que no momento as estruturas da Saúde do Acre, os hospitais públicos e particulares, inclusive os hospitais de campanha montados, se encontram com 100% de suas UTI’s ocupadas, em absoluto colapso”, explica o documento.

Para isso, os senadores e deputados federais destacam a situação do estado após vários municípios terem sido afligidos por enchentes, que deixaram dezenas de milhares de pessoas desabrigadas e desamparadas, e ainda provocaram surtos endêmicos de outras doenças, como a dengue, leptospirose e hepatite “A, superlotando ainda mais a rede hospitalar do estado, já colapsada devido ao COVID-19”, salientam.

O pedido também leva em consideração o fato de o Acre ser um estado geograficamente isolado e de difícil acesso. “A imunização dos 894.470 acreanos custaria muito menos dinheiro aos cofres públicos, com resultados eficientes e eficazes mais rápidos, do que os gastos exorbitantes com a logística de transferência de pacientes para outros estados e encaminhamento de cilindro de oxigênio por reiteradas vezes, para suprir as nossas necessidades, como aconteceu no estado do Amazonas em seu momento crítico”, garante a Bancada.

O pedido de vacinação em massa foi acompanhado de uma sugestão: que o Acre possa ser incluído num Projeto Piloto de vacinação em massa da nossa Amazônia. “O Governo Federal precisa ter um olhar e dar uma atenção diferenciada para o Acre, especialmente por ser um Estado fronteiriço, por se encontrar geograficamente distantes dos grandes centros do nosso País e, principalmente, no momento em que a pandemia se alastra de forma impiedosa em todo território acreano, com tendências de piorar a situação, conforme informações dos pesquisadores e cientistas brasileiros”, conclui.

O documento é assinado por membros da Bancada do Estado do Acre: Senador Márcio Bittar (MDB) – Relator do Orçamento Geral da União /2021; Senadora Mailza Gomes (PP); Deputado Federal Alan Rick (DEM); Deputada Federal Dra. Vanda Milani (SOLIDARIEDADE); Deputado Federal Flaviano Melo (MDB); Deputada Federal Jessica Sales (MDB); Deputado Federal Jesus Sérgio (PDT); Deputado Federal Léo de Brito (PT); Deputada Federal Mara Rocha (PSDB) e Deputada Federal Perpétua Almeida (PCdoB).

Com informações Ac24horas

Leia também

Receba nossas novidades

Av. Getúlio Vargas n. 22 – Salas 7 e 8 – Centro – Cruzeiro do Sul AC.