Rio Branco, Acre, 21 de abril de 2021

Detentos com mais de 60 anos e profissionais de saúde são vacinados em presídio da capital

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Redação Juruá em Tempo
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Com apenas oito idosos acima de 60 anos privados da liberdade no sistema carcerário de Rio Branco, o Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), em acordo com a Vigilância Epidemiológica do município, realizou nesta segunda-feira, 1º, a vacinação desse grupo prioritário e ainda dos profissionais de saúde que trabalham na unidade básica existente no Complexo Penitenciário Francisco de Oliveira Conde (FOC).

Além da idade avançada, e ainda por integrarem a população carcerária, idosos institucionalizados estão entre os grupos prioritários no Plano Nacional de Operacionalização contra a Covid-19, apresentado pelo Ministério da Saúde, em dezembro do ano passado.

De acordo com o plano, cabe aos gestores do município criar as medidas e estratégias necessárias para a vacinação de todos os  detentos. Esta é a primeira etapa de vacinação na unidade de Rio Branco, e as próximas deverão ser realizadas conforme o plano de vacinação do município.

“Os oito idosos existentes na FOC receberam a primeira dose da vacina de Oxford-AstraZeneca e a segunda será daqui a três meses”, explicou Ingrid Suárez, chefe da Divisão de Saúde Prisional do Iapen.

O grupo de profissionais da saúde existente no complexo também foi imunizado. Foto: Cedida.

Além dos idosos do sistema carcerário, o instituto também promoveu a vacinação dos profissionais da unidade básica de saúde existente no complexo penitenciário de Rio Branco. No total foram 14 profissionais imunizados. Entre eles, enfermeiros e técnicos em enfermagem, auxiliar de farmácia, auxiliar de saúde bucal e dentista.

Leia também

Receba nossas novidades

Av. Getúlio Vargas n. 22 – Salas 7 e 8 – Centro – Cruzeiro do Sul AC.