Rio Branco, Acre, 21 de abril de 2021

PM adquire viaturas para policiamento ambiental por meio de convênio com banco alemão

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Com informações da Agência de Notícias do Acre.
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

A Polícia Militar do Acre (PMAC) é, atualmente, a força que mais atua na defesa do Meio Ambiente no estado. Com 71 policiais, o policiamento ambiental da PMAC tem um trabalho relevante e reconhecido.

Policiamento ambiental é realizado por 71 militares. Foto: Davi da Silva Barbosa/PMAC

Desde 2015, o Banco alemão KfW (Kreditanstalt fur Wiederaufbau) firmou acordo com o governo do Acre para repasse de recursos que são utilizados em ações de fiscalização ao desmatamento em todo o estado, por meio do programa de Redução do Desmatamento e Conservação Ambiental/Redd Early Movers (REM), que se encontra em sua segunda fase e envolve outros órgãos estaduais.

A PM é uma das subexecutoras do programa e, com o recurso, o comando da instituição viabilizou a aquisição de duas caminhonetes para o policiamento ambiental, que serão entregues na próxima semana, prontas para uso. A aquisição foi autorizada por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestao (Seplag) junto ao banco KfW, possibilitando ampliar os resultados obtidos em 2020.

Com a aquisição dos veículos, a corporação executa 93% dos recursos destinados para a fiscalização de ilícitos ambientais. O percentual abrange também outros dispêndios para a estruturação da unidade, como a reforma do prédio do Batalhão Ambiental e a aquisição de fardamento e de material de informática, entre outros.

Veículos são utilizados em ações de fiscalização ao desmatamento. Foto: Arquivo PMAC

Ainda, com recursos próprios da instituição, foi possível incluir mais um veículo à frota, que também será destinado ao policiamento ambiental, para a prevenção e combate a ilícitos ambientais.

O comandante da unidade, major Kleison Albuquerque, reforça a importância da fiel execução do programa para a defesa do meio ambiente: “São três viaturas adquiridas, e temos a previsão de receber mais três caminhonetes, mediante o acordo de cooperação técnica com a Secretaria de Meio Ambiente [Sema]. Será um reforço importantíssimo para a proteção do Meio Ambiente”.

Leia também

Receba nossas novidades

Av. Getúlio Vargas n. 22 – Salas 7 e 8 – Centro – Cruzeiro do Sul AC.