Rio Branco, Acre, 21 de abril de 2021

Rio Iaco sai da cota de transbordo, mas mais de 1,3 mil pessoas continuam em abrigos em Sena Madureira

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Com informações do G1 Acre.
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

O nível do Rio Iaco continua baixando em Sena Madureira, no interior do Acre, e saiu da cota de transbordo, que é de 15,20 metros. Mesmo com a baixa das águas, ainda há mais de 1,3 mil pessoas em abrigos montados pela prefeitura da cidade. Ao todo, ainda são 328 famílias desabrigadas.

O manancial, que chegou a 18,35 metros no último dia 21 de fevereiro, marcou 14,20 metros nesta sexta-feira (5) e ainda está com 20 centímetros da cota de alerta (14 metros).

A cheia do rio chegou a atingir mais de 27,6 mil pessoas do município. Essa é a maior cheia desde 1997, quando rio marcou 19,40 metros. Segundo dados da Secretaria de Assistência Social, a cidade ainda tem 42 abrigos ativos entre escolas, quadras esportivas e prédios públicos.

Toneladas de entulho

O secretário Municipal de Serviços Urbanos da (Semsur) na cidade, Jeocundo César, informou que os trabalhos de limpeza da cidade iniciaram no último dia 23, depois que o rio começou a apresentar vazante.

De lá até essa quinta (4), foram retiradas mais de mil toneladas de entulho das ruas. Ele disse que em pelo menos 70% da cidade foi retirado o lixo mais “grosso” e que também está sendo feita a lavagem de ruas, por conta do mau cheiro após a vazante.

“Pedimos até um caminhão pipa com capacidade de 18 mil litros de água porque, com a baixa das águas, fica sempre o mau cheiro e a sujeira na cidade. Já estamos com mais de mil toneladas de lixo retiradas. Do lixo grosso mesmo já retiramos em torno de 70%, agora estamos também lavando as ruas, tirando excesso nas laterais”, disse o secretário.

Com vazante de rio, ruas de Sena Madureira ficaram tomadas por lama e entulho — Foto: Aldejane Pinto/Arquivo pessoal

Leia também

Receba nossas novidades

Av. Getúlio Vargas n. 22 – Salas 7 e 8 – Centro – Cruzeiro do Sul AC.