27.3 C
Juruá
sexta-feira, abril 19, 2024

Rodrigues Alves: Prefeitura realiza ações em prol de Saúde comunitária em comunidade ribeirinha

Por

- Publicidade -

A Prefeitura de Rodrigues Alves, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na sexta-feira e sábado ações de combate à malária, com a distribuição e instalação de MILD (mosquiteiro impregnado de longa duração). Também houve apresentação de medidas preventivas contra a malária, doença de Chagas e leishmaniose para os moradores da comunidade ribeirinha Três Bocas (Floresta).

A bióloga Nádia Martinez alerta sobre a importância do uso dos mosquiteiros durante o sono, como medida de prevenção contra a malária e doença de Chagas. No período noturno, há maior atividade dos insetos. A fêmea do mosquito anofelino, vetor da malária, realiza repasto sanguíneo com maior atividade durante a noite.

Durante a ação, houve a realização de diagnósticos e tratamentos de malária; assim como triagem, e testes rápido de Covid-19.

O Secretário de Saúde, Everton Farias, frisa a importância dessa ação no combate à malária, e pede o apoio da população no sentido de seguir as orientações de prevenção, tais como: uso de repelentes e de roupas longas de cor clara, uso de mosquiteiros e telas nas janelas e portas. Ele destacou, também, a importância de procurar o diagnóstico aos primeiros sintomas da doença.

 

- Publicidade -
Copiar