24 C
Juruá
quinta-feira, abril 25, 2024

Sem apoio do governo do estado, prefeitura leva ajuda aos atingidos pela cheia, em Ipixuna

Por

- Publicidade -

O município da calha do Juruá vive situação emergência, decretado na última semana pela prefeita Maria Oliveira, em razão da cheia do rio Juruá e já contabiliza 83 famílias desabrigadas, segundo dados da defesa civil Municipal. Em 2017, Ipixuna sofreu a maior cheia de sua história, chegando em 14.02 metros.

O nível do rio nesta segunda-feira (1), é de 13.78 metros e já possui 3.455 famílias atingidas, 1.367 na zona Urbana e 2.088 na zona rural. A prefeitura de Ipixuna, com recursos próprios, dá assistência aos atingidos pela cheia.

O governador do estado do Amazonas, Wilson Lima, esteve no último final de semana, na calha do Rio Juruá – visitando Eirunepé e Guajará, dois municípios vizinhos à Ipixuna, levando ajuda aos moradores. O Município de Ipixuna, mesmo em situação de emergência, ficou de fora da agenda do governador.

A prefeitura de Ipixuna através da secretaria de Assistência Social, faz entrega de cestas básicas, gás aos moradores que foram atingidos pela cheia. A secretaria de defesa Civil Municipal, faz trapiches nas regiões alagadas e já está providenciando mais de 500 dúzias de tábuas para levantar assoalho de casas.

“Não podemos cruzar os braços em um momento desses, com recursos próprios, estamos atendendo todos que estão precisando, o momento é delicado porque trata-se de uma enchente num momento atípico que é a pandemia de coronavírus”, disse o secretário de defesa civil municipal, Anísio Saturnino.

“A grande preocupação é de ter que tirar os moradores de suas casas para levar para escolas como foi feito em 2017 e evitar aglomeração, estamos trabalhando para manter todos dentro de suas casas, até o momento já levantamos mais de 200 assoalhos”, concluiu o secretário.

- Publicidade -
Copiar