24.1 C
Juruá
segunda-feira, março 18, 2024

Tomógrafo do Into está “quebrado” e pacientes com suspeita de covid se deslocam para o PS em van; Sesacre reconhece o problema

Por

- Publicidade -

Pacientes com suspeita de covid-19 denunciaram na manhã deste domingo (7) que o aparelho de tomografia do Into-Covid está “quebrado”. Neste sentido, os pacientes estão sendo removidos para fazer o procedimento no Pronto Socorro de Rio Branco.

Além da denúncia do aparelho “quebrado”, eles reclamam que os pacientes são condicionados no interior de uma Van e levados ao PS. Isso coloca em risco, ainda mais, pacientes que estão apenas com suspeita de terem contraído o vírus.

Ao jornalismo do Notícias da Hora, a Sesacre confirmou que o aparelho de tomografia apresentou defeito na última sexta-feira (5) e acrescentou que “tem van e ambulância” para fazer o transporte dos pacientes e que “tudo é referenciado pela triagem”.

“No mesmo dia o engenheiro de campo da Ge empresa fabricante do equipamento, solicitou a peça que foi prontamente despachada, conforme conhecimento de registro de carga anexo”, diz Cristiano Souza, representante da Secretaria de Estado de Saúde.

Ainda de acordo com ele, “o voo está sendo monitorado por nossa equipe em um aplicativo simultaneamente, haja visto a importância da continuidade do serviço ofertado a população. Vale ressaltar que em nenhum momento ficamos sem realizar os exames nas unidades de apoio para os casos de parada técnica de qualquer equipamento de tomografia da rede. Temos um plano de emergência elaborado e colocado em prática para as situações como essa. Todo o transporte é fornecido para a população com as medidas de segurança e higiene sanitárias exigidas”, explica.

NOTA DA SESACRE

O aparelho de tomografia queimou uma placa ontem (6).

A previsão é que a peça chegue e seja instalada amanhã. Sobre a questão do transporte de pacientes, a van é higienizada toda vez que realiza esse processo.

Ainda, segundo ela, a maioria dos pacientes levados para fazer a tomografia nesse período são pacientes já confirmados, e a tomografia no caso é para ver o grau de comprometimento pulmonar. Todo o procedimento é de acordo com os protocolos sanitários.

E a empresa responsável, Cedimp, quem está cuidando dessa questão, enquanto a nova placa não chega.

Com informações Notícias da hora

- Publicidade -
Copiar