24.1 C
Juruá
sábado, abril 20, 2024

Acreano campeão sul-americano de jiu-jitsu pode deixar de representar o estado em competições por falta de incentivo

Por

- Publicidade -

O campeão panamericano e sul-americano de jiu-jitsu Joamerson Andrade é apenas um dos muitos exemplos de alguém dedicado ao esporte no Acre que não tem qualquer incentivo do poder público. Sem dinheiro para viajar para representar o Acre no campeonato Norte/Nordeste de Jiu-jitsu no fim de maio, ele apela às autoridades, embora já tenha batido repetidas vezes à porta da prefeitura de Rio Branco e do governo do Estado à procura de ajuda.

“A minha maior dificuldade hoje é a questão de passagem. Eu não consigo tratar com ninguém, eu não consigo um apoio ou firmar uma parceria nessa questão de uma passagem. Eu tenho um calendário esportivo de eventos grandes que eu gostaria de participar e eu não consigo. A confederação está organizando eventos e a gente está fazendo de tudo para não ficar parado, pois os atletas Brasil afora estão fazendo de tudo para participar e eu gostaria muito de estar representando o estado, apesar deste momento de pandemia a gente não pode estar parando”, conta.

A estante de troféus de Joamerson é marcada pelo esforço quase solo de uma luta própria para continuar vencendo e representando o Acre.
Ele é campeão acreano, tri campeão rondoniense, campeão do aberto internacional de Jiu-jitsu Jitsu no Amazonas, campeão sul-americano, campeão panamericano e terceiro lugar no aberto internacional em Brasília.

Joamerson Andrade também é campeão na ajuda ao próximo. Há anos ele mantém uma escolinha de jiu-jitsu para crianças, jovens e adolescentes na escola Glória Perez, no bairro Xavier Maia, em Rio Branco. Tudo de graça. A ação é um braço de ajuda ao Estado a favor da pacificação e no combate às facções criminosas

Sem qualquer remuneração, o campeão internacional de jiu-jitsu auxilia com suas aulas e práticas de artes marciais crianças e adolescentes vulneráveis ao recrutamento de facções, o que por si só merece uma atenção especial da prefeitura e Estado.

campeao1

  • Luciano Tavares, do Notícias da Hora.
- Publicidade -
Copiar