Rio Branco, Acre, 22 de abril de 2021

Após certificado à Sputnik V, Anvisa agenda reunião com Gladson e mais oito governadores para tratar sobre importação da vacina

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Redação Juruá em Tempo.
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Em ofício encaminhado ao governador do Acre, Gladson Cameli, e a outros oito chefes de Estado que assinaram contrato de importação em caráter excepcional da vacina Sputnik V, o diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antônio Barra Torres, agendou uma reunião para a próxima terça-feira (6) para tratar sobre o tema. O encontro será realizado uma semana após a reguladora conceder à Inovat Farmacêutica/União Química, fabricante da vacina russa no Brasil, o certificado de boas práticas de fabricação, documento necessário para obtenção do registro de medicamentos biológicos e que serve como garantia de que as empresas cumprem com as boas práticas necessárias para assegurar a qualidade, eficácia e segurança dos medicamentos.

Conforme o ofício da Anvisa, a reunião será com a participação dos governadores do Acre, Bahia, Ceará, Mato Grosso, Maranhão, Pernambuco, Piaui, Rio Grande do Norte e Sergipe.

O ofício da agência reguladora informa a priori que os documentos dos Estados recebidos pelo órgão encontram-se em análise, à luz da Resolução de Diretoria Colegiada – RDC n° 476, de 10 de março 2021, que “Estabelece os procedimentos e requisitos para submissão de pedido de autorização excepcional e temporária para importação e distribuição de medicamentos e vacinas contra Covid19 para o enfrentamento da emergência de saúde pública de importância nacional decorrente do surto do novo coronavirus (SARS-CoV-2), nos termos da Lei n 14.124, de 2021”.

Acre quer 700 mil doses

Semana passada, o governador Gladson Cameli assinou o contrato de compra de 700 mil doses da Sputnik V. A aquisição é resultado de um acordo firmado com o Consórcio de Governadores do Norte e Nordeste. Serão 37 milhões de doses distribuídas entre os nove estados que aderiram ao grupo, das quais 10 milhões aos estados a região Norte.

A Sputnik é aplicada em duas doses. A meta, portanto, é acelerar a vacinação no no Acre de 350 mil pessoas. As 700 mil vacinas custarão cerca de R$ 40 milhões ao Estado do Acre.

  • Luciano Tavares, do Notícias da Hora.

Leia também

Receba nossas novidades

Av. Getúlio Vargas n. 22 – Salas 7 e 8 – Centro – Cruzeiro do Sul AC.