Rio Branco, Acre, 15 de maio de 2021

Após vencer a Covid-19, paciente transferida para Manaus retorna ao Acre

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Redação Juruá em Tempo.
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Rusleide Andrade de Oliveira foi uma das pacientes com Covid-19 transferida para Manaus (AM), na operação articulada pela Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) em março deste ano, devido à superlotação das unidades de saúde. Na tarde deste domingo, 18, vitoriosa, a paciente colocou novamente os pés em solo acreano, retornando ao conforto do lar.

A paciente esteve internada no Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz, referência para casos de coronavírus, em Manaus, e passou 7 dias na unidade de terapia intensiva (UTI) e mais 14 dias em enfermaria.

A medida adotada pelo Estado foi para suprir a demanda gerada com o aumento de hospitalizações na rede de saúde pública do Acre, sendo necessário articular a transferência de pacientes para outras localidades, a exemplo de Manaus, no Amazonas, que se colocou à disposição para prestar assistência aos pacientes, até que a taxa de ocupação de leitos diminuísse no estado.

Atualmente, o Acre possui 253 leitos clínicos e 106 leitos de UTI na rede pública, com 94,3% de taxa de ocupação. Até a tarde deste domingo, 18, de acordo com o boletim divulgado pela Sesacre, 14 pacientes estavam na lista de espera por uma UTI.

“Todos nós devemos continuar nos cuidando, pois ainda estamos na bandeira vermelha e a ocupação dos leitos ainda é uma preocupação. Continue usando máscara, álcool em gel e mantendo o distanciamento social. Cumprindo as medidas conseguiremos vencer a Covid-19”, enfatizou o secretário de Estado de Saúde, Alysson Bestene.

Leia também

Receba nossas novidades

Av. Getúlio Vargas n. 22 – Salas 7 e 8 – Centro – Cruzeiro do Sul AC.