23 C
Juruá
quinta-feira, abril 25, 2024

Cerca de 50 imigrantes voltam a ocupar ponte que liga Acre ao Peru em novo protesto para tentar deixar o Brasil

Por

- Publicidade -

Um grupo de pelo menos 50 imigrantes voltou a ocupar a Ponte da Integração, que liga a cidade acreana de Assis Brasil ao Peru, nesta segunda-feira (12). Com a fronteira fechada, eles tentam sair do Brasil, mas são impedidos pelas autoridades peruanas.

No último dia 8 de março, após a Justiça Federal deferir o pedido da União para reintegração de posse imediata, um outro grupo de imigrantes que estava acampado na ponte deixou o local, de forma pacífica e o fluxo de veículos foi liberado, depois de mais de 20 dias de protesto.

O novo bloqueio foi confirmado pelo secretário de Assistência Social de Assis Brasil, Quedinei Correia. Segundo ele, o grupo é formado por maioria de nacionalidade cubana, além de haitianos, venezuelanos e também africanos.

“Eles foram fazer protesto e estão naquela mesma situação. Fecharam a ponte e querem uma definição para poder passar para o lado peruano e seguir seus destinos. É um novo grupo. Da outra vez, a maioria era haitianos e africanos. Estamos com um abrigo ativo, uma casa de passagem, onde tínhamos uma média de 20 imigrantes. No sábado [10] chegaram uns 30 a 40 imigrantes, na maioria cubanos, estavam na praça e ontem [domingo, 11] coloquei eles em uma casa, mas eles saíram de lá e foram para a ponte”, afirmou o secretário.

Grupo se concentra na Ponte da Integração nesta segunda-feira (12) entre Assis Brasil e Peru — Foto: Arquivo/Prefeitura

Grupo se concentra na Ponte da Integração nesta segunda-feira (12) entre Assis Brasil e Peru — Foto: Arquivo/Prefeitura

Crise migratória

 

A situação dos imigrantes começou a ficar tensa no interior do Acre no dia 14 de fevereiro, quando eles deixaram os abrigos que ocupavam e se concentraram na Ponte da Integração. No dia 16, os estrangeiros enfrentaram a polícia peruana e invadiram a cidade de Iñapari, no lado peruano da fronteira. Depois de confronto, o grupo foi mandado de volta para Assis Brasil.

Os estrangeiros que estão na cidade tentam sair do Brasil usando o Acre como rota. A ponte já chegou a ser ocupada por pelo menos 300 imigrantes, na maioria haitianos. Mais de 130 caminhões chegaram a ficar retidos tanto do lado brasileiro como no peruano e o prejuízo é calculado em mais de R$ 600 mil.

- Publicidade -
Copiar