Rio Branco, Acre, 23 de abril de 2021

Com mais de 60 indígenas venezuelanos no AC, novo abrigo é alugado para estrangeiros que estão há um ano no estado

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Com informações do G1 Acre.
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Há mais de um ano mantendo indígenas da etnia Warao, a maior da Venezuela, o governo do Acre alugou um novo abrigo para acomodar os estrangeiros. Os 65 índios estavam em um abrigo no bairro Cidade do Povo, em Rio Branco. Agora, o grupo foi levado para a Chácara Aliança, que também fica na capital acreana.

A chácara Aliança já foi abrigo, no passado, para os imigrantes haitianos e senegaleses entre os anos de 2014 e 2016, quando eles usavam o Acre como rota para tentar chegar em outras regiões do país. Cinco anos depois, o espaço volta a abrigar imigrantes, desta vez venezuelanos que fogem da crise no país.

André Crespo, diretor Interino dos Direitos Humanos da Secretária de Estado de Assistência Social, dos Direitos Humanos e de Políticas para as Mulheres (Seasdhm), disse que o grupo foi transferido no último dia 30, após a licitação e contrato de aluguel.

“Levamos eles dias 30 de março. Estavam lá desde março do ano passado e, como o município não tinha, na época, a capacidade de abrigá-los e eles não poderiam ficar junto com não indígenas venezuelanos, então, o estado acolheu. Como não tínhamos um espaço contratado, eles ficaram na Cidade do Povo”, explicou.

O diretor disse que o processo de contratação começou em dezembro do ano passado e só agora foi concluído. Além dos indígenas que estão na chácara, o governo abriga ainda outros 35 venezuelanos em um abrigo anexo à Seasdhm, no bairro Estação Experimental, em Rio Branco.

“Venezuelanos não indígenas continuam chegando, só que em um fluxo pequeno, por semana chegam cerca de cinco a sete adultos porque o Acre ainda é rota, desde o fluxo dos haitianos. Então, ainda chegam, só que de maneira discreta, com fluxo menor”, acrescentou.

Chácara Aliança recebe cerca de 65 indígenas da etnia Waro — Foto: Lucas Oliveira: Seasdhm

Leia também

Receba nossas novidades

Av. Getúlio Vargas n. 22 – Salas 7 e 8 – Centro – Cruzeiro do Sul AC.