23 C
Juruá
quinta-feira, abril 25, 2024

Ministério da Saúde distribui “kit intubação” para próximos 10 dias

Por

- Publicidade -

Insumos foram comprados por empresas privadas e doados. O Ministério da Saúde informou que nesta sexta-feira (16) começa a distribuir mais de 2.3 milhões de medicamentos de intubação orotraqueal (IOT). Os insumos foram adquiridos na China e doados ao Governo Federal por um grupo de empresas formado pela Petrobras, Vale, Engie, Itaú Unibanco, Klabin e Raízen.

A doação desses insumos, no entanto, só consegue nos garantir mais 10 dias de abastecimento em relação ao bloqueador neuromuscular, analgesia e sedação por midazolam, e 15 dias com propofol.

O Ministério da Saúde garantiu que suas equipes já estão prontas para iniciar a distribuição dos chamados “kit intubação”. Os medicamentos serão enviados para todos os estados e Distrito Federal. Expectativa é de que em menos de 48 horas os medicamentos sejam distribuídos para todos os estados.

Marcelo Queiroga disse em coletiva de imprensa que a obrigação de adquirir esses medicamentos é de estados e municípios. “Todavia, estamos em uma emergência pública internacional e nós temos que tomar as providências necessárias para assegurar o abastecimento em todo o país, principalmente em municípios menores que não têm condições de compra”.

Informações agazeta.net

- Publicidade -
Copiar