Rio Branco, Acre, 15 de maio de 2021

Voluntários entregam rosas e cantam para profissionais de saúde e pacientes com Covid-19

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Com informações do G1 Acre.
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Uma das coisas que a pandemia tirou foi o contato, o abraço, e foi preciso criatividade para substituir esse gesto de afeto por outras demonstrações de acolhimento. E foi pensando nisso que a Associação Coração Solidário, já conhecida por desenvolver ações sociais em Rio Branco, decidiu distribuir rosas nos hospitais que atendem casos de Covid-19.

Isabelle Araújo, de 23 anos, presidente da Associação, diz que as ações começaram ainda no ano passado, início da pandemia, quando precisou acompanhar uma tia durante a internação contra Covid-19. Ao todo, são mais de 40 pessoas envolvidas.

“Passamos 38 dias no PS, porque ela deu entrada com 98% do pulmão comprometido e logo depois, o filho dela também ficou gravíssimo, chegou a ficar na sala de intubação. Na época, minha prima e eu nos ficamos no hospital junto com ela. Porque, como tava no início da pandemia, tinham poucas pessoas responsáveis para ajudar”, relembra.

Isabelle diz que essa é uma forma de acolher os profissionais de saúde  — Foto: Arquivo pessoal

Hoje, a tia de Isabelle e o primo estão recuperados e bem, mas ela diz que o tempo que ficou no ambiente hospitalar a fez querer dar apoio tanto aos profissionais de saúde, como aos pacientes.

Desde o ano passado, eles já fizeram quatro distribuições; duas no Hospital de Campanha e duas no Pronto-Socorro de Rio Branco.

“Nós vimos o desgaste emocional dos profissionais de saúde e também o desespero das famílias dos internados. Então, tivemos a ideia de levar rosas a eles e também músicas e louvores no intuito de acolher mesmo, porque a gente sabe que afeta o psicológico das pessoas mesmo”, conta.

A ideia era conseguir fazer o ato pelo menos uma vez ao mês. Mas, a associação depende de doações e nem sempre é possível. “Tivemos relatos muito bonitos de pacientes que quando recebem alta saem com ainda com as pétalas das rosas, então é algo bastante gratificante.”

Homenagem

Trabalhadores da saúde também fizeram um ato na noite da quinta-feira (8) para homenagear os colegas que perderam suas vidas durante o combate ao coronavírus.

O ato ocorreu em frente ao Pronto Socorro de Rio Branco, uma das unidades referência para atendimento a pacientes com Covid-19 no estado, e homenagear os 189 trabalhadores da saúde que foram vítimas da doença, segundo cálculo do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado do Acre (Sintesac).

Com balões, faixas, cruzes e velas, a categoria fez um momento de oração em memória dos que morreram por causa da Covid-19 e também por aqueles que continuam atuando na linha de frente, já há mais de um ano.

Além de flores, grupo também canta e faz oração nos locais de entrega  — Foto: Arquivo pessoal

Leia também

Receba nossas novidades

Av. Getúlio Vargas n. 22 – Salas 7 e 8 – Centro – Cruzeiro do Sul AC.