Rio Branco, Acre, 15 de junho de 2021

Procon inicia treinamento com ANP para fiscalização em postos de combustíveis

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Com informações da Agência de Notícias do Acre.
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Com o objetivo de intensificar a fiscalização das atividades relativas ao abastecimento de combustíveis no Acre, os servidores da fiscalização do Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/AC) iniciaram na manhã desta segunda-feira, 17, um treinamento com técnicos da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

A programação segue até a próxima sexta-feira, 21, com o Treinamento e Qualificação Técnica para os procedimentos de fiscalização envolvendo a manipulação direta de combustíveis automotivos e lavratura dos documentos correspondentes.

A capacitação faz parte do Acordo de Cooperação Técnica nº 16/2020 celebrado entre o Procon/AC e a ANP, tendo por objetivo legitimar os servidores do Instituto Estadual a fiscalizar pela ANP e orientar as atividades relativas ao abastecimento nacional de combustível.

A diretora-presidente do Procon no Acre, Alana Albuquerque, destacou a importância da ação em conjunto com a a agência nacional. “A parceria com a ANP aumenta consideravelmente a ampliação da fiscalização no estado, trazendo benefícios aos consumidores que terão no momento de abastecer seus veículos a garantia que o combustível será de boa qualidade”, disse.

O representante da ANP e coordenador do Núcleo Regional de Fiscalização do Abastecimento de Manaus, Leônidas Vilhena, ressaltou  que o treinamento possibilita que a fiscalização seja mais completa e eficaz, visando proporcionar mais segurança e qualidade dos produtos ofertados.

“A capacitação busca coibir práticas ilícitas, além de punir os maus fornecedores de combustível, que violam e vulneram os direitos dos consumidores. A garantia do trabalho realizado aqui trará melhores resultados no trabalho realizado pelo Procon no Acre e assegura que os direitos dos consumidores sejam respeitados”, disse Leônidas.

A abertura do evento, realizada no auditório da Secretaria da Fazenda, contou com a presença da coordenadora-geral de Articulação e Relações Institucionais da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), Maria Cristina Rayol; o representante do Instituto de Pesos e Medidas do Acre (Ipem/AC) e presidente da Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac) Antônio Sérgio Menezes; a representante da Defensoria Pública do Estado do Acre (DPE/AC), Juliana Caobianco; e a representante da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Acre (OAB/AC) e vice-presidente da Comissão de Defesa do Consumidor, Larissa Mendes. O evento conta, ainda, com o apoio do Ministério Público do Acre (MPAC).

O Procon/AC tem buscado continuamente a qualificação de sua equipe de forma que o consumidor seja o principal fiscal das relações de consumo. Sendo assim, em caso de suspeita de abusividade, o consumidor pode formalizar a denúncia por meio do site ou em qualquer unidade física de atendimento.

Leia também

Receba nossas novidades

Av. Getúlio Vargas n. 22 – Salas 7 e 8 – Centro – Cruzeiro do Sul AC.