Rio Branco, Acre, 15 de junho de 2021

Segurança do Acre e do Mato Grosso fecham parcerias para fortalecer ações de fronteira

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Ascom
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Assim como no Acre, o Mato Grosso é um dos estados da região Norte que faz fronteira com países considerados maiores exportadores de produtos e objetos ilícitos da América do Sul. Produtos esses que por onde passam, alimentam a ocorrência de crimes como tráfico de drogas, contrabando, descaminho tráfico humano e entrada ilegal de estrangeiros entre os países transfronteiriços.

Para o combate à estes tipos de crimes, em apoio à União, o Acre tem buscado parcerias para o fortalecimento das ações de fronteira. Nesta quarta-feira, 26, o secretário de Estado da Justiça e Segurança Pública, Paulo Cézar Rocha dos Santos esteve em visita à Secretaria de Segurança do Estado do Mato Grosso, onde ao ser apresentado de gestão adotado, fecharam acordos para cooperações técnicas e parcerias destinadas a melhoria compartilhada dos respectivos sistemas.

Entre os acordos, estão a integração da rede de comunicação digital para operações em fronteiras; a cooperação técnica para integração do banco de dados de inteligência; a integração do sistema de monitoramento, cerco eletrônico; a capacitação para a criação do grupo anti bomba do Sistema Estadual de Segurança Pública; cooperação para realização do 1° Curso de Policiamento de Fronteiras do Acre; a tratativas para doação de um avião Baron destinado ao Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) e cooperação técnica para capacitação de mecânicos também do Ciopaer.

“Fomos muito bem recebidos, conhecemos o sistema de segurança adotado pelo Mato Grosso e discutimos diversos assuntos de interesse dos dois estados. O objetivo é esse buscar aproximação e parcerias, achar alternativas que nos permitam fortalecimento das ações de combate ao crime. Todos esses acordos, frutos desse encontro, nos permitirá avançar no combate mais efetivo dos crimes transfronteiriços e levará uma segurança de mais qualidade tanto para o cidadão mato-grossense como lata o cidadão acreano”, destacou o secretário Paulo Cézar.

Leia também

Receba nossas novidades

Av. Getúlio Vargas n. 22 – Salas 7 e 8 – Centro – Cruzeiro do Sul AC.