Rio Branco, Acre, 20 de junho de 2021

Acre recebe mais 9,3 mil doses de vacina Pfizer nesta terça

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Redação Juruá em Tempo.
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), recebeu do Ministério da Saúde (MS) nesta terça-feira, 8, mais 9.360 doses da vacina contra a Covid-19, produzida pela farmacêutica Pfizer. O governador Gladson Cameli esteve no aeroporto para acompanhar de perto a chegada do imunizante em solo acreano.

Esse é o 29º lote de imunizantes enviados ao estado. Ainda, ficou pactuado em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) na tarde da segunda-feira, 7, que a partir da próxima semana será iniciada a vacinação da população de 18 a 59 anos, com decréscimo de faixa etária. Os municípios ficam responsáveis pelas estratégias e logística do processo de imunização.

“Mediante a autorização do Ministério da Saúde para dar início à vacinação do grupo de 18 a 59 anos de idade, ficou pactuado que o processo será iniciado com o grupo de 55 a 59 anos e, posteriormente, irá decrescendo por grupo etário, de 50 a 54 anos, 45 a 49 anos, por exemplo”, explicou a coordenadora do Programa Nacional de Imunização (PNI) no Acre, Renata Quiles.

A vacina da Pfizer anteriormente estava destinada apenas às capitais, seguindo as recomendações do MS, que liberou as doses a partir deste 29º lote para serem distribuídas aos municípios que estejam dentro dos critérios para recebê-las, como explica Renata Quiles.

“Os municípios, até o momento, são: Acrelândia, Plácido de Castro, Brasileia, Bujari, Sena Madureira, Manoel Urbano e Jordão. A partir da segunda-feira já vamos iniciar a vacinação da população geral em todo o estado por grupo etário. Alguns municípios já iniciam amanhã”,  assinala.

Com a chegada dos novos lotes, a vacinação no estado avança, confirmando o esforço de toda equipe do governo do Acre e municípios, mesmo com as dificuldades de acesso e notícias falsas. E, ainda de acordo com a coordenadora do PNI, “a partir da próxima segunda-feira, 14, o critério único será a faixa etária”.

Até o dia 6 de junho, o Acre havia recebido 359.590 doses de imunizantes e distribuído aos municípios 346.669. Desse valor, 144.136 foram utilizados para a aplicação das primeiras doses e 58.217 para as segundas doses.

Drive-thru do Estado

As doses serão ofertadas aos grupos prioritários conforme o cronograma de cada município. Em Rio Branco, para auxiliar e ampliar a imunização, o Estado está com um ponto de vacinação localizado na Arena Acreana, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, seguindo o cronograma municipal.

“Esse trabalho de organização é de suma importância para a distribuição correta, conforme a orientação do MS. A entrega será para dar continuidade à imunização dos grupos prioritários vigentes”, destaca a chefe da Rede Frio Estadual, Renata Quilles.

Logística

O processo de entrega aos municípios se dá com o auxílio das demais instituições do governo do Estado como a Segurança Pública, para que os imunizantes cheguem de forma célere até as localidades mais isoladas, constituindo um esforço da Sesacre, por determinação do governo do Estado.

  • Fonte: Agência de Notícias do Acre.

Leia também

Receba nossas novidades

Av. Getúlio Vargas n. 22 – Salas 7 e 8 – Centro – Cruzeiro do Sul AC.