Início / Versão completa
Acre

Acre registra 7 casos de raiva bovina e Idaf acompanha vacinação e monitora cidades

Por Redação Juruá em Tempo. 11/06/2021 11:46
Publicidade

Sete animais da área rural de quatro cidades no interior do Acre, morreram de raiva bovina nos meses de dezembro de 2020 e maio deste ano, segundo informou o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf).

Publicidade

O primeiro caso registrado foi na cidade de Jordão, ainda em dezembro. Já neste ano, foram registrados novos casos, em Feijó, Tarauacá e Xapuri, com uma morte em cada propriedade, sendo que em Feijó foram três locais diferentes, segundo informou o coordenador da Educação em Saúde do Idaf, o veterinário Everton Arruda.

A raiva em bovinos é transmitida pela mordida do morcego, que, além de matar o animal infectado pela doença, também pode ser transmitido para humanos.

“São duas regionais do Acre onde aconteceram esses casos de raiva e cada um deu em propriedades de uma determinada região. A gente se deslocou até o local, tanto o Idaf com a coordenação de educação em saúde e saúde do município, fizemos reunião e bloqueio, vacinação tanto em bovinos e equinos da região como também nos cães e gatos que é feito pelo município”, disse.

Publicidade

Além disso, o veterinário afirmou que foi feita uma investigação se humanos tiveram contato com estes animais, mas ainda não foi identificado que alguém tenha mantido contato ou contraído a doença.

“A gente orienta que as pessoas não tenham contato com animais que estejam com sintomas, mancando, salivando excessivamente. Todas as medidas de controle estão sendo tomadas pelo Idaf e pelos municípios”, acrescentou.

Arruda disse ainda que quando é registrado casos assim, o Idaf acompanha a vacinação e que equipes do órgão assistiram o processo em todos os municípios. E atuam também na captura de morcego e fazem o serviço educação em saúde, bloqueio de focos em cães e gatos, além da orientação à população.

Sintomas

Entre os sintomas estão o isolamento do animal, perda de apetite, salivação abundante, perda de equilíbrio, quedas e estiramento do pescoço.

Caso um animal apresente os sintomas, ao Idaf que as pessoas evitem o contato.

G1

Recomendado
Publicidade
Ver matéria completa no site
Página AMP gerada pelo Tupa AMP Pro com componentes válidos para AMP. Scripts comuns do tema são bloqueados nesta versão para reduzir erros de validação.