22.9 C
Juruá
sexta-feira, março 29, 2024

Acreanas relatam reações adversas após tomar vacina contra Covid-19: “Apesar de todos os efeitos é importante se imunizar”

Por

- Publicidade -

Muitos são os relatos de pessoas que tomaram a vacina contra a Covid-19 e tiveram alguma reação; porém, não são todas as pessoas que sentem efeitos colaterais ao serem imunizados. A professora aposentada Perpétua Santos, de 61 anos, diz que sentiu a reação durante alguns dias, após tomar a primeira dose da vacina.

“Tomei a CoronaVac, e ao tomar a primeira dose tive algumas reações: sentir muita dor na cabeça, febre e muito calor; meus pés “descamaram”; apesar de tudo, eu tomei, pois senti vontade. Para quem não tem medo, eu sugiro que tome; pois, até a tosse que eu sentia, por ser fumante, amenizou”, disse.

Todas as vacinas que estão sendo disponibilizadas no Brasil passaram por testes clínicos que atestaram a eficácia e a segurança dos imunizantes. No entanto, há a possibilidade de algumas reações adversas.

Segundo Débora Caroline, Coordenadora de Imunização do município de Rodrigues Alves, a vacina da Covid-19 normalmente dá reação, mas nem todas as pessoas tendem a ter reações – a depender do organismo de cada indivíduo.

“As reações mais comuns quando se toma a vacina são, na sua maioria, reações leves, como: dor no local da aplicação, dores de cabeça, articulações ou musculares, ânsia de vômito e até febre. Esses sintomas geralmente duram de um a dois dias. Quando vamos vacinar, a equipe tem sempre uma conversa, anamnese do paciente, para saber se está tudo bem; confere tudo para saber se ele está apto ou não para receber a vacina. Caso ele tenha alguma reação, a gente faz o acompanhamento e notificação, junto com a equipe e médicos” explicou a coordenadora.

A auxiliar administrativa Josefa dos Santos, conta que ao tomar a primeira dose da vacina Astrazeneca/Oxford sentiu muita dor no corpo e febre. “Tomei a vacina pela tarde, e no outro dia pela manhã me senti muito mal: muita dor no corpo, na cabeça, febre, fiquei tonta, além de não ter tido apetite e senti muito frio. Foram três dias ruim, eu fiquei acamada. Apesar de todos os efeitos é importante se imunizar, pois só assim nosso corpo vai criar resistência e anticorpos para combater esse vírus”, disse.

Esses eventos adversos podem, inclusive, significar algo positivo; ou seja, que a vacina está agindo, destacou Débora Caroline. “A população não deve ter medo de tomar a vacina pelo fato de ocasionar efeitos colaterais, pois o efeito é uma forma de se perceber que a vacina está agindo no corpo. A vacina induz uma resposta imunológica que, dependendo da pessoa, pode gerar algum desconforto ou não, mas isso não quer dizer que todos vão sentir alguma coisa. Todos que estão dentro da faixa etária ou nos grupos prioritários, tomem a vacina. A reações são esperadas, mas como já disse: isso pode ser um indício de que o sistema imunológico está se preparando para te proteger” finalizou.

- Publicidade -
Copiar