Rio Branco, Acre, 20 de junho de 2021

Apesar da aprovação da Anvisa de importação das vacinas Sputnik V e Covaxin, Acre não vai receber o primeiro lote

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Redação Juruá em Tempo
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Apesar da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ter aprovado o pedido de importação excepcional das vacinas Sputnik V e Covaxin contra a Covid-19, na última sexta-feira, 4, o Acre ainda não vai receber o primeiro lote do imunizante russo.

O governador Gladson Cameli havia adquirido 700 mil doses em um consórcio dos Estados do Norte e Nordeste, ainda no início desse ano.

A Anvisa autorizou a importação excepcional dos lotes solicitados das vacinas. Isso significa que elas poderão ser importadas pelo Ministério da Saúde (no caso da Covaxin) ou pelos estados (no caso da Sputnik V) e aplicadas.

A autorização de aplicação refere-se somente às doses importadas e àquelas fabricadas em plantas inspecionadas pela Anvisa. Ou seja, vale apenas para os lotes solicitados. De modo que os lotes da Covaxin e Sputnik V só podem chegar ao Brasil se o pedido à Anvisa for refeito.

As farmacêuticas teriam de fazer uma outra solicitação se quiserem a autorização do uso emergencial desses imunizantes, o que permitiria a continuidade da importação. Pois, a Anvisa não concedeu autorização de uso emergencial de nenhuma das duas vacinas.

No caso da Sputnik V, esse pedido foi feito pela empresa União Química, que quer produzir a Sputnik V no Brasil, mas o prazo de análise dele está suspenso e depende de informações completas do laboratório — que serão analisadas separadamente pela Anvisa.

A Sputnik V teve dados publicados na revista “Lancet” que apontaram a vacina como segura e eficaz contra a Covid. Ao autorizar a importação da vacina, a Anvisa salientou que o imunizante “não tem avaliação” da agência quanto a qualidade, eficácia e segurança.

Leia também

Receba nossas novidades

Av. Getúlio Vargas n. 22 – Salas 7 e 8 – Centro – Cruzeiro do Sul AC.