Rio Branco, Acre, 19 de junho de 2021

Condutores já podem solicitar renovação da CNH pelo site do Detran

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Com informações da Agência de Notícias do Acre.
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

O condutor de veículo automotor com prontuário registrado na base do Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC) não precisa mais agendar para comparecer à Unidade de Habilitação do órgão quando serviço pretendido for a abertura do processo de renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

A partir de agora, a solicitação pode ser realizada totalmente online, por meio da Plataforma de Autoatendimento do Detran, que entrou em funcionamento em abril de 2020 e já reúne aproximadamente 40 tipos de serviços de CNH, veículos e multas.

O cidadão que estiver logado por meio de seu acesso pessoal à plataforma deverá clicar em “Renovação de CNH”, preencher com os dados solicitados pelo sistema e atualizar informações pessoais como telefone, e-mail e endereço. No momento da solicitação, também é possível realizar alterações de dados, como incluir ou retirar um sobrenome ou optar pelo exercício de atividade remunerada, por exemplo.

“Desde o início da pandemia o Detran intensificou as ações de finalidade tecnológica para aprimorar os serviços no portal. Hoje é possível realizar quase todos os atendimentos ofertados em balcão por meio do Autoatendimento. Nossa ideia é proporcionar comodidade e rapidez, evitando ao máximo que o cidadão perca parte do seu tempo se deslocando, em filas, ou aguardando atendimento em nossas unidades”, diz Taynara Martins, presidente do Detran/AC.

Ao fim da solicitação, o interessado deverá emitir um boleto para pagamento da taxa de renovação e o formulário do Registro Nacional de Condutores Habilitados (Renach), onde estará indicada a clínica para realização do exame médico e psicológico (obrigatório para condutores categorias C, D e E ou com observação de EAR). Após a emissão do formulário e pagamento da taxa, o cidadão deve realizar os exames e agendar atendimento para captura de foto e biometria, além da entrega do processo.

Os condutores com prontuários registrados em outras unidades da federação não poderão realizar o serviço utilizando a plataforma online do Acre. Quem precisa transferir a CNH nessa modalidade deve agendar atendimento presencial e comparecer à Unidade de Habilitação do Detran.

Além do serviço de renovação, a Plataforma de Autoatendimento também disponibiliza os serviços mais procurados no Detran, como a solicitação da CNH Definitiva, 2ª via de CNH e a emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo eletrônico (CRLV-e).

Leia também

Receba nossas novidades

Av. Getúlio Vargas n. 22 – Salas 7 e 8 – Centro – Cruzeiro do Sul AC.