24.9 C
Juruá
sexta-feira, abril 19, 2024

Cooperativa Coopsul, apresenta nova equipe e fala sobre os trabalhos realizados

Por

- Publicidade -

Em 2015, a cooperativa Coopsul foi registrada, porém teve uma paralização, e voltou a funcionar sendo reativada somente em 2021, onde foi realizada uma nova assembleia e assim eleita uma nova diretoria.

A agrônoma Renata Bussons é a nova presidente, enquanto o gestor ambiental Eutimar Sombra atua como diretor financeiro.
“Primeiramente nós preparamos uma diretoria que pudesse trabalhar de forma técnica, para que a gente pudesse levar à população esse conhecimento”, disse o diretor financeiro da cooperativa.

O gestor ainda disse que muitas cooperativas de reciclagem são abertas, contudo, muitas pessoas que fazem a gestão são normalmente catadores, sendo que alguns deles são analfabetos, e sobrevivem somente da reciclagem. E com isso destacou que na Coopsul, seu dilema é fazer a coleta seletiva, reduzir os custos do município da limpeza pública.

“O trabalho da cooperativa é fazer a segregação, a separação desse resíduo, e para que seja transformada em matéria prima novamente”, disse.

Os resíduos levados a cooperativa, é normalmente separado, compensado e mandado para estados como, São Paulo e Minas Gerais, o pagamento recebido é dividido entre os 21 cooperados da Coopsul.

Além disso, a cooperativa tem um termo de colaboração técnica com a prefeitura de Cruzeiro do Sul, em que a prefeitura sede o almoço aos cooperados, além de contribuir com os EPIs que são usados. Na oportunidade, o gestor agradeceu ao prefeito Zequinha Lima, e o secretário Igor Neves, pela ajuda e parceria.

A cooperativa tem como meta o alcançar 70 toneladas de resíduos recuperados por mês. Durante 60 dias de atividade, já foram recuperados 100 toneladas

- Publicidade -
Copiar