24.6 C
Juruá
terça-feira, abril 23, 2024

Empresa não paga parcela e governo do Acre cancela venda da Zona de Processamento de Exportação

Por

- Publicidade -

O secretário de Indústria e Tecnologia do governo do Acre, Anderson Lima, anunciou na manhã desta terça-feira, 8, que o governo do Acre vai cancelar a venda da Zona de Processamento de Exportação (ZPE), devido o grupo chinês Haiying do Brasil não depositar a primeira parcela de R$ 1,2 milhão, de um acordo fechado em maio no valor global de R$ 25 milhões. A parcela deveria ter sido paga no dia 24 de maio, mas os interessados pediram um prazo a mais para efetivar a negociação, o que não foi concluída até então.

“Como o contrato não foi assinado, porque havia uma cláusula que só seria assinado mediante o pagamento da primeira parcela, não haverá prejuízos nem para o Estado e nem para os chineses. Vamos abrir um novo edital para colocar em leilão”, disse Lima, reforçando que o cancelamento do negócio foi uma determinação do governador Gladson Cameli.

O secretário reforça que nenhuma das ações da ZPE chegou a ser repassada para o grupo chinês. “Nos reunimos com eles ontem e infelizmente não podemos esperar. O nosso governo tem pressa e isso é assunto delicado que não pode ficar esticando”, frisou Anderson.

Criação da ZPE

Criado em 2010, pelo ex-governador Binho Marques (PT), a Administradora da Zona de Processamento de Exportação do Acre Sociedade Anônima (AZPE-AC S/A), era uma empresa de economia mista vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia que irá gerir e manter a ZPE do Acre. Em janeiro deste ano, o governador Gladson Cameli esteve reunido em audiência no Ministério da Economia, onde obteve sinal verde para prosseguir com medidas para a venda da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Acre. A audiência foi realizada com o secretário de Advocacia da Concorrência e Competitividade do ministério, Geanluca Lorenzon.

  • Fonte: AC24horas.
- Publicidade -
Copiar