Rio Branco, Acre, 16 de junho de 2021

Exame aponta que jovem com Down que venceu Covid no ano passado morreu após reinfecção

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Redação
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

A jovem Amanda Carvalho de Lima, de 21 anos, que se recuperou da Covid-19 em junho do ano passado, morreu no último dia 3 após ser infectada pela segunda vez por coronavírus.

De acordo com a Diretoria de Saúde de Taquarivaí (SP), o resultado do teste RT-PCR de Amanda, que tinha Síndrome de Down, apontou que se trata de um caso de reinfecção pelo coronavírus.

No ano passado, a jovem contraiu a doença e chegou a ficar 47 dias internada. Na época, ao deixar o hospital, a equipe médica homenageou a paciente com músicas e aplausos.

Quase um ano depois, Amanda voltou a apresentar sintomas da Covid-19 e foi levada de ambulância ao Pronto Atendimento de Taquarivaí no fim de maio.

Em seguida, ainda conforme a Diretoria de Saúde do município, ela foi internada com suspeita de Covid na Santa Casa de Itapeva, onde ficou por cerca de uma semana.

No último dia 3, Amanda não resistiu às complicações da doença e morreu. Antes disso, a diretora de Saúde explicou que tanto a prefeitura quanto o hospital haviam feito testes de Covid na jovem, mas o resultado ainda não tinha ficado pronto quando ela morreu.

Com a confirmação do diagnóstico por coronavírus, o óbito de Amanda entrou no boletim epidemiológico da cidade, que atualmente soma 14 mortes pela doença.

Segundo a diretora de Saúde, Daniela Barros, a jovem tinha tomado a primeira dose da vacina Oxford/AstraZeneca no dia 12 de maio, por fazer parte do grupo prioritário. Além da Síndrome de Down, Amanda tinha problemas de saúde e uma traqueostomia.

“Ela fazia acompanhamento com fisioterapeuta e médicos na casa dela. Para o pessoal que a conhecia, que sempre trabalhou aqui, foi uma perda muito grande, sentiram muito a perda dela. Mas a única coisa que fica é que pelo menos ela teve toda a assistência”, conta Daniela.

G1

Leia também

Receba nossas novidades

Av. Getúlio Vargas n. 22 – Salas 7 e 8 – Centro – Cruzeiro do Sul AC.