Rio Branco, Acre, 16 de junho de 2021

Governo declara situação de emergência na área onde está localizada a ETA II

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Por Redação Juruá Em Tempo.
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

O governador Gladson Cameli (PP) decretou situação de Emergência na área de captação de água da Estação de Tratamento – ETA II, em Rio Branco. O decreto foi publicado nesta segunda-feira, 7, no Diário Oficial do Estado.

Um relatório produzido pelo Departamento Estadual de Água e Saneamento, informa acerca do processo erosivo na encosta do Rio Acre, bem como o movimento de massa na área d a captação de água da ETA II, o que vem acarretando sérios problemas em todas as estruturas físicas, principalmente na lagoa de decantação, com a presença de fissuras, trincas, rachaduras, desabamento das passarelas de circulação, rompimento da estrutura do extravasor e sinais semelhantes na subestação de energia, gerando insegurança e comprometendo o seu regular funcionamento.

A estimativa é que o comprometimento da ETA II, localizada na região da Sobral, em meio à pandemia provocada pela COVID-19, pode comprometer em até 63% o fornecimento de água em Rio Branco, prejudicando cerca de 250 mil pessoas.

Com a Situação de Emergência na área onde está localizada a captação de água da Estação de Tratamento – ETA II, o governo espera agir com a eficiência necessária para o que o decreto chama de iminente possibilidade de desastre decorrente da incidência de desabastecimento do sistema de água.

Leia também

Receba nossas novidades

Av. Getúlio Vargas n. 22 – Salas 7 e 8 – Centro – Cruzeiro do Sul AC.