Rio Branco, Acre, 31 de julho de 2021

Governo realiza capacitação em Educação Ambiental e Resíduos Sólidos para ribeirinhos do Croa

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Redação Juruá em Tempo.
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Na manhã desta segunda-feira, 14, o governo do Estado realizou, por meio da Secretaria de Estado de Empreendedorismo e Turismo (SEET), capacitação em Educação Ambiental e Resíduos Sólidos para 20 moradores que residem às margens do Rio Croa, localizado no Km 61 da Br-364, em Cruzeiro do Sul.

Com o objetivo de potencializar o turismo na região do Juruá, a gestão de Gladson Cameli vem investindo na capacitação de ribeirinhos com o apoio financeiro do Programa REM (REDD Early Movers – em português: REDD+ para pioneiros), por meio do Banco de Desenvolvimento da Alemanha (KFW). Para essa atividade foi liberado mais de R$ 100 mil em recurso não reembolsável, para iniciativas em Redução de Emissões de Gases de Efeito Estufa Provenientes do Desmatamento e da Degradação Florestal (REDD+).

No Croa, aproximadamente 500 turistas que visitam mensalmente a comunidade irão contar com serviços de melhor qualidade. “Estamos trazendo formações voltadas ao turismo e empreendedorismo. Antes, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), trouxemos cursos em Empreendedorismo, Gestão Financeira e Governança Comunitária. São conhecimentos de suma importância porque o Croa se tornou uma das experiências mais bem-sucedida de turismo de base comunitária do Acre”, explicou Taiane dos Santos, diretora-técnica da SEET no Acre.

A diretora reforça que outras medidas serão realizadas para desenvolver o turismo de forma sustentável na região. “Além disso, faremos a sinalização turística, entregaremos o plano de gestão e coletes para ribeirinhos do Croa”, disse.

Atentos à palestra, que durou duas horas, os ribeirinhos questionavam, relatavam experiências e buscavam aprofundar conhecimentos de como melhor lidar com a floresta e sobre quais benefícios as instruções devem trazer.

“Apresentamos a eles o que a legislação define, por meio da Lei de Resíduos Sólidos, de número 12.035 de 2010, sobre poluição do ar, educação ambiental e reorganização de hábitos que tragam evolução para os ribeirinhos. Futuramente, lhes daremos uma capacitação de introdução de técnicas de reorganização de um ambiente, que já é muito bem cuidado por eles. Essa é uma comunidade extremamente preocupada com o local onde eles vivem”, pontuou a engenheira-sanitarista e palestrante do curso, Janaína Dantas.

Pedro Costa, presidente da comunidade, acredita que as capacitações são proveitosas e que geram benefícios à região. Ele relata que investir no turismo do Juruá será um caminho para a geração de emprego e renda. “Todo investimento é, sem dúvida, bem-vindo ao Croa”, analisou.

Na terça-feira, 15, a equipe, que também é composta por outros membros SEET, segue para o Parque Nacional da Serra do Divisor, onde qualificarão os moradores que residem na fronteira do Acre com Peru.

  • Por Eliel Mesquita, da Agência de Notícias do Acre.
ALEAC

Leia também

Receba nossas novidades

Av. Getúlio Vargas n. 22 – Salas 7 e 8 – Centro – Cruzeiro do Sul AC.

error: Alert: O conteúdo está protegido !!