Rio Branco, Acre, 23 de julho de 2021

Membros do Conselho Penitenciário do Acre são empossados

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Por Redação Juruá Em Tempo.
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública (Sejusp), realizou na tarde desta quinta-feira, 17, o ato de posse dos membros do Conselho Penitenciário Estadual. A cerimônia foi realizada na sala de reuniões do Palácio da Justiça, no centro de Rio Branco.

Composto por diversos representantes de órgãos e instituições federais, estaduais e da sociedade civil, o Conselho serve como ligação entre os poderes Executivo e Judiciário. Foi criado com a finalidade de auxiliar no controle e fiscalização do Sistema Penitenciário do Estado, atuando para que haja o melhor cumprimento da execução das penas, buscando evitar desvios e injustiças.

Entre suas atribuições estão fiscalizar os estabelecimentos prisionais, emitir parecer acerca da concessão de indulto e comutação de pena, e supervisionar os patronatos e a assistência aos egressos, além de apresentar ao Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária os devidos relatórios.

“Parabenizo os novos membros do conselho e coloco a Secretaria de Segurança à disposição do colegiado, dando todo o apoio e meios necessários para a execução do serviço direcionado ao sistema carcerário. Preparamos o ambiente, criando diversos programas e mecanismos de reinserção que estão à disposição do conselho. O desafio é grande, mas acredito no trabalho de todos”, disse Paulo Cézar dos Santos, secretário de Estado da Justiça e Segurança Pública (Sejusp)

Foram empossados o representante do Ministério Público Federal (MPF), Lucas Costa, e seu suplente, Humberto de Aguiar; o representante do Ministério Público Estadual (MPE), Tales Fonseca, e sua suplente, Maria Fátima Ribeiro; o representante da Defensoria Pública da União (DPU), Matheus Alves; o representante da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), Cadmiel Bonfim; a representante do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), Macleine Paula de Melo, e suplente, Cláudia Regina Oliveira; o representante da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), Rodrigo Dourado, e seu suplente, José Aurélio.

Também foram empossados, o representante da Universidade Federal do Acre (Ufac), Francisco Alves, e sua suplente Cláudia Regina; o representante da Ordem dos Advogados do Brasil(OAB), Felismar Mesquita, e seu suplente, Fábio Santos; o representante da Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Alcleir Fernandes, e seu suplente, Maurício Pinheiro; a representante da Secretaria de Estado da Educação (SEE), Clicia Maria de Souza, e sua suplente, Jeane Cristina Aguiar; e a representante das Organizações Não Governamentais (ONGs), Raimunda Bezerra, e seu suplente, Augicelio Gomes.

O presidente do conselho também foi escolhido durante o evento de posse e quem teve os votos da maioria foi o representante da Ordem dos Advogados do Brasil, Felismar Mesquita. A suplência ficou com Macleine Paula de Melo, psicóloga do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) e Ouvidora Penitenciária.

  • Por Lilia Camargo, da Agência de Notícias do Acre.
ALEAC

Leia também

Receba nossas novidades

Av. Getúlio Vargas n. 22 – Salas 7 e 8 – Centro – Cruzeiro do Sul AC.