Rio Branco, Acre, 31 de julho de 2021

Recém-nascido de 2 dias passa por uma das maiores cirurgias de encefalocele já realizada no estado

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Com informações da Agência de Notícias do Acre.
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Saúde (Sesacre), em parceria com o Instituto de Neurocirurgia e Neurologia da Amazônia Ocidental (Inao), realizou uma cirurgia de encefalocele em um recém-nascido de 2 dias, na Fundação Hospital Estadual (Fundhacre), umas das maiores já realizadas em um bebê no estado.

A encefalocele é um processo de malformação que acontece durante o fechamento do crânio nos primeiros 21 dias de gestação. Ao nascer, o bebê carrega uma parte de membrana fora da cabeça que pode conter líquidos e até uma quantidade de cérebro, ocasionando infecções e, por isso, é de extrema importância a realização da cirurgia o quanto antes.

“Esse foi um dos maiores casos desse tipo de cirurgia já operado aqui no estado, porque a encefalocele era maior que a cabeça da criança, e por isso foi utilizada uma técnica de suspensão da encefalocele, amarrando-a em um suporte de soro, para poder retirá-la”, explicou o neurocirurgião Luan Messias Magalhães.

A cirurgia foi realizada há duas semanas e durou cerca de três horas, quando foi retirada uma parte do cérebro que estava dentro da encefalocele. “Em alguns casos, como há extravasamento do líquido, o cérebro precisa se acostumar com o novo volume, pois a quantidade de líquido que não vai mais para fora”, explica.

Segundo o médico, o bebê segue bem e em observação, no Hospital da Criança.

ALEAC

Leia também

Receba nossas novidades

Av. Getúlio Vargas n. 22 – Salas 7 e 8 – Centro – Cruzeiro do Sul AC.

error: Alert: O conteúdo está protegido !!