Rio Branco, Acre, 15 de junho de 2021

Rio Branco tem quase 15 mil pessoas com comorbidades vacinadas e alcança meta

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Redação Juruá em Tempo.
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Desde a segunda-feira, 31, que Rio Branco deu início à quarta fase de vacinação, incluindo profissionais  da educação, caminhoneiros, moradores de rua e pessoas privadas de liberdade, entre outros. O novo público só foi possível porque  a capital acreana concluiu a imunização da população com comorbidades, ou seja, doenças já existentes que fazem com que seus portadores se tornassem prioridades.

De acordo com o levantamento da Secretaria Municipal de Saúde da capital acreana, o número de portadores de comorbidades que tomou a vacina se aproxima de 15 mil pessoas. Para ser imunizado, o portador da doença precisa fazer um cadastro em uma Unidade Básica de Saúde e deve apresentar um laudo médico que ateste a sua comorbidade.

O número divulgado pela prefeitura está abaixo da estimativa inicial de que Rio Branco deveria vacinar entre o público de comorbidade, que era cerca de 22 mil pessoas.

Na avaliação do secretário de saúde de Rio Branco, Frank Lima, o número foi alcançado. A diferença, em sua opinião, são de pessoas com comorbidades mais idosas, que já haviam se vacinados nas primeiras etapas.

“Na verdade, muitas pessoas desse grupo da comorbidade já tinham se vacinado no grupo de idosos. Foi isso que aconteceu. A situação está muito tranquila e é importante lembrar que quem é portador de comorbidade que seja lá por qual motivo não tiver se vacinado, basta procurar uma das nossas unidades de saúde, fazer seu cadastro que será imunizado”, afirma Lima.

  • Por Leônidas Badaró, do AC24horas.

Leia também

Receba nossas novidades

Av. Getúlio Vargas n. 22 – Salas 7 e 8 – Centro – Cruzeiro do Sul AC.