Rio Branco, Acre, 20 de junho de 2021

Saúde realiza capacitação para técnicos em saúde ambiental do Juruá

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Redação Juruá em Tempo.
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Com o objetivo fortalecer o trabalho de vigilância para redução de doenças, a Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), por meio da Divisão de Saúde Ambiental e do Núcleo dos Determinantes Ambientais, iniciou nesta segunda-feira, 7, uma capacitação voltada para os técnicos da Coordenação de Vigilância em Saúde.

A vigilância ambiental tem como foco preservar a saúde, por meio de monitoramento e controle de problemas decorrentes do desequilíbrio do meio ambiente, tendo-se em vista que mais de 60% dos agravos à saúde e das doenças estão relacionados a esse aspecto.

Na programação, estão previstas rodas de conversas sobre a estratégia de mobilização para conscientizar a população a respeito da importância da qualidade da água e do ar. “O objetivo da estratégia é evitar doenças, além da apresentação do perfil epidemiológico dos agravos ocasionados por veiculação hídrica [água] e das decorrentes da poluição atmosférica e infecções respiratórias ”, afirma a chefe do Núcleo dos Determinantes Ambientais da Sesacre, Regina Cavalcante.

As capacitações são realizadas em Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves, Mâncio Lima, Tarauacá e Feijó. Os temas abordados são vigilância da qualidade da água para consumo humano, vigilância em saúde de populações expostas a poluentes atmosféricos e o conjunto de ações a serem adotadas continuamente pelas autoridades de saúde pública para reduzir o risco de exposição da população e dos profissionais de saúde aos desastres.

“Estaremos nos municípios até 19 de junho, reunindo-nos também com os secretários municipais, representantes do Departamento Estadual de Água e Saneamento (Depasa) e da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), para alinhamento de ações e sensibilização sobre a importância do trabalho da vigilância ambiental para a melhoria dos indicadores de saúde locais”, afirma Regina.

Leia também

Receba nossas novidades

Av. Getúlio Vargas n. 22 – Salas 7 e 8 – Centro – Cruzeiro do Sul AC.