23.8 C
Juruá
sexta-feira, abril 19, 2024

Soltura dos quelônios do Rio Abunã movimenta a programação do Mês do Meio Ambiente

Por

- Publicidade -

O governo, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) está realizando uma vasta programação alusiva ao Mês do Meio Ambiente. Na manhã desta segunda-feira, 7, a soltura dos quelônios no Rio Abunã foi o destaque da agenda ambiental.

O secretário de Estado de Meio Ambiente, Israel Milani, destacou a importância do projeto. “Gosto muito desse projeto porque além do viés ambiental, tem uma importância muito grande no lar de muitas famílias. O povoamento dos rios com os tracajás, é ambientalmente relevante e garante alimento na mesa de quem mais precisa”.

O projeto de conservação dos quelônios do rio Abunã passou a receber incentivo do governo do Acre, por meio da Sema, resultado do projeto Paisagens Sustentáveis da Amazônia, uma parceria com o Banco Mundial, o Ministério do Meio Ambiente e a Conservação Internacional (CI-Brasil), financiado pelo GEF (Global Environment Facility), que está inserido em um programa regional voltado especificamente para a Amazônia, envolvendo Brasil, Colômbia e Peru.

As prefeituras de Plácido de Castro e Acrelândia também apoiam a iniciativa, que é responsável pela existência das espécies no rio. O prefeito de Acrelândia, Olavinho Boiadeiro, participou da ação. “Estamos fazendo o possível para ajudar o SOS Quelônios e pretendemos ampliar essa rede de parceria”.

O diretor-técnico do Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac), Renê Fontes, representantes da câmara de vereadores dos municípios de Plácido e Acrelândia também se fizeram presentes na agenda.

A Sema apoia o projeto com assistência técnica, combustível, aquisição de ração e diárias dos profissionais para o acompanhamento das ações do projeto. Entre as atividades do SOS Quelônios estão a identificação e limpeza das praias de desovas, transferência dos ovos, proteção das covas, controle da eclosão, manejo com os filhotes, incluindo a recuperação dos mais frágeis e doentes, e a soltura dos filhotes.

O SOS Quelônios iniciou suas atividades em 2000 e nesses 20 anos de trajetória conseguiu realizar a soltura de aproximadamente 150 mil filhotes de quelônios. A vigésima soltura, de aproximadamente 7 mil tracajás, está programada para se efetivar nos próximos dias. A meta do projeto, com apoio do governo do Estado, é garantir a soltura de 10 mil tracajás no próximo ano.

A sede do projeto está localizada no seringal Porto Dias, entre os municípios de Plácido de Castro e Acrelândia. São mais de 250 praias distribuídas ao longo do rio Abunã, nos limites entre Brasil e Bolívia. “Para continuar com esse trabalho que nos orgulha contamos com o apoio do Estado. Agradecemos pelo que já foi feito e vamos continuar lutando por essa causa tão importante para tantas famílias acreanas”, disse o coordenador de campo do SOS Quelônios, Roberto Libdy Kerdy.

  • Katiúscia Miranda.
- Publicidade -
Copiar