Início / Versão completa
Destaque 2

Produtores do ramal 12 colhem primeira safra de café em Cruzeiro do Sul

Por Redação Juruá em Tempo. 16/07/2021 11:13
Publicidade

O café teve um ano positivo mesmo durante a pandemia, com aumento de 4% na produção mundial na safra 2020/2021. Esses números chamam atenção para um crescimento que deve continuar em 2021, de acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). A produção brasileira, que têm previsão de crescer 40% até 2029. O cultivo do café deve alcançar colheita de 47,8 milhões de sacas, números que mostram aumento de cerca de 5 milhões de sacas em relação à temporada 2019/2020.

Publicidade

Visando este aumento na produção do café, cerca de 10 famílias do Ramal 12, abandonaram de vez o plantio da farinha para focar no café. Já que a produção é mais simples e a lucratividade é maior. Segundo informou o agricultor José Firmino, de 36 anos de idade. Ele e sua fabricavam farinha desde os 16 anos de idade, nunca teve grandes conquistas com a farinha, já com o café, na sua primeira colheita, já pode ver os resultados.

“Eu trabalhei desde os meus 16 anos de idade, com a produção da farinha, nunca tive quase nada de lucro. Já com o café estou muito feliz e satisfeito, pois, colhi 21 sacas e meu lucro foi muito bom. Não quero parar de produzir este grão”, afirmou o produtor.

A secretaria municipal de agricultura do município de Cruzeiro do Sul, tem se empenhado em levar o apoio técnico e logístico para os produtores, já que, eles ainda não têm condução própria para realizar o transporte das sacas de café, informou o secretário da pasta Elenildo Souza. “Estamos aqui para prestar o apoio logístico e técnico, já que os produtores ainda não têm caminhão para transportar as sacas de café”, disse Elenildo.

Publicidade

O secretário ainda ressaltou a importância do plantio do café na região, pois, a ideia inicial é que as sacas de cafés sejam vendidas aqui na região e com isso diminuir o preço do café nas prateleiras dos supermercados. “A nossa ideia é fazer com que o café seja vendido aqui em nossa região, para os produtores locais. Porque hoje, o café é comprado em outros estados, e com isso o preço sobe, mas sendo produzido aqui em nossa região o preço fica acessível para a dona de casa”, afirmou o secretário.

Elenildo Souza disse ainda, que produtores interessados em fazer o plantio de café devem procurar a secretária. “Eu faço um convite aos agricultores que tem desejo em focar no plantio do café. Procure nossa secretária, que iremos correr atrás dos recursos para ajudar a todos”, finalizou Elenildo.

De acordo com os produtores, a primeira safra gerou ao todo 200 sacas de café, sendo vendidas à R$420,00 a saca. Chegando ao lucro de R$ 84.000,00.

O produtor Jairo de Souza, de 38 anos, que há 5 anos mora no ramal e há 2 realiza o cultivo do café na região, afirmou que o próximo passo agora é montar uma cooperativa, junto com um viveiro comunitário para formar novas mudas. “Agora nosso objetivo é montar uma cooperativa, junto com um viveiro comunitário para formar novas mudas. E graças à Deus já temos um comprador certo para nosso café, que é um empresário aqui da cidade. Eu produzi 24 sacas, tive um ótimo lucro, estou muito satisfeito”, disse o agricultor Jairo de Souza.

Recomendado
Publicidade
Ver matéria completa no site
Página AMP gerada pelo Tupa AMP Pro com componentes válidos para AMP. Scripts comuns do tema são bloqueados nesta versão para reduzir erros de validação.