25 C
Juruá
sábado, abril 20, 2024

Com 3% de chance de acesso, Vasco precisa vencer nove em 13 jogos, aponta matemático

Por

- Publicidade -

O que na teoria seria obrigação hoje é uma possibilidade matemática. Há quatro jogos sem vencer e distante do pelotão da frente na Série B, o Vasco, rodada após rodada, vê o acesso cada vez mais intangível. Ainda há esperanças? Sim, com 13 partidas a disputar, o time ainda depende apenas das próprias pernas. Mas terá de fazer o que ainda não fez nessa temporada: ter uma grande sequência positiva de resultados.

Para o matemático Tristão Garcia, do site Info Bola, o Vasco tem apenas 3% de chance de voltar à elite em 2022. Hoje, o clube carioca é o 9º colocado, com 34 pontos, mas com um jogo a mais do que os principais concorrentes pelo acesso. Até o fim da rodada a situação pode piorar. A distância para o quarto colocado – hoje de sete pontos – subirá para 10, em caso de vitória do CRB sobre o lanterna Brasil de Pelotas.

Nas contas de Tristão Garcia, o número mágico hoje para garantir um lugar no G-4 é 64 pontos. Resumindo, o Vasco precisa de mais 30 pontos para não depender de ninguém. Nos 13 jogos que restam, o time de Fernando Diniz precisaria vencer 10.

Com 64 pontos sobe com certeza. Pode entrar com menos? Não tenho dúvida disso. Mas não tem como garantir. É um risco– calculou Tristão, em contato com ge.

– A esperança é que o Vasco é conhecido como time da virada. Mas precisa começar a vencer. É possível subir com 61 pontos, por exemplo, mas não dá para garantir. O Vasco tem que ganhar pelo menos mais nove jogos. Menos do que nove vitórias não existe. Teria que vencer oito e empatar três, por exemplo, para chegar a 61 pontos. Mas se subir com essa pontuação, será na bacia das almas. Um grande risco. Pode acontecer? Pode. O Fluminense fez isso em 2009 (quando evitou o rebaixamento). Mas é muito difícil.

Independentemente do ponto de corte, é fato que o Vasco precisará ter, nas 13 rodadas restante, um aproveitamento de no mínimo dois pontos por jogo, em média. Algo muito superior ao que vem fazendo no momento. Nas últimas oito rodadas, por exemplo, o time conseguiu apenas seis pontos (0,75 por partida).

Média de rebaixado no returno

- Publicidade -
Copiar