23.4 C
Juruá
quarta-feira, abril 24, 2024

Com abertura de 600 km de ramais em Cruzeiro do Sul, Estado tira mais de duas mil famílias do isolamento

Por

- Publicidade -

Às vésperas de completar 117 anos de emancipação política, Cruzeiro do Sul tem um motivo a mais para festejar. Um contingente superior a duas mil famílias, que vivem em regiões isoladas do município, teve seu direito de ir e vir garantido pelo governo do Acre.

Nos últimos meses, o notável o empenho das equipes do Departamento de Estradas de Rodagem (Deracre), aliado ao forte verão amazônico, possibilitou a abertura e melhoria de 600 km de estradas vicinais da região. A conquista é um marco para a gestão de Gladson Cameli, que no dia 17 de julho entregou à região uma frota de 12 novos veículos pesados. Um investimento de mais de R$ 5 milhões, que possibilitou ao governo apoiar a população do campo no escoamento de sua produção, rompendo décadas de isolamento.

“O governador é muito sensível às causas dos moradores rurais. Por isso, vem dando efetivas respostas à carência de anos sem a presença do poder público nesses locais. Com o envio da nova patrulha, foi possível dar mais celeridade aos trabalhos”, pontuou Luciano Oliveira, diretor do Deracre no Juruá.

Utilizando-se de caminhões basculantes, motoniveladoras, pás carregadeiras e retroescavadeiras, as equipes realizaram serviços de recuperação, de melhoria e reabertura dos ramais, além de raspagem, desvio de águas superficiais, limpeza de bueiros, estabilização do solo, construção e reconstrução de pontes de madeira. Ao todo, já foram construídas seis das 13 pontes previstas.

De acordo com Oliveira, a ação ajuda movimentar a economia local e gera renda ao homem do campo. “É possível observar a motivação do produtor rural, pois ele sabe que terá meios para comercializar seus produtos. É dessa forma que o governo traz mais dignidade para essas pessoas”, observou.

  • Por Eliel Mesquita, da Agência de Notícias do Acre.
- Publicidade -
Copiar