Início / Versão completa
Destaque

Decreto poderá obrigar acreano a apresentar carteira de vacinação no comércio, igrejas e órgãos públicos

Por Redação Juruá em Tempo. 13/09/2021 15:24
Publicidade

O governo do Acre está estudando a possibilidade de expedir um decreto em que irá obrigar a população apresentar a carteira de vacinação em estabelecimentos públicos, comerciais e religiosos em todo o Estado.

Publicidade

Apesar de muitos já terem completado a imunização, primeira e segunda dose, ainda existe uma boa parte da população que ainda não se vacinou ou não tomou a segunda dose, uma vez que o Acre tem 318 mil doses disponíveis para essas pessoa, bem como 60.700 que ainda não tomaram a primeira dose.

O Programa Nacional de Imunização, PNI, mostra que ao menos 1.028.380 doses da vacina já foram distribuídas no estado até agora, entre os 22 municípios.

Para a expedição desse decreto, o Palácio Rio Branco usa como justificativa a lentidão na imunização por parte dos municípios que tem sido lenta. O governo leva em conta também que um dispositivo semelhante está sendo usado na prefeitura do Rio de Janeiro, que no final de agosto publicou decretos estabelecendo a obrigatoriedade da vacinação contra a Covid-19 para acesso a uma série de estabelecimentos e para atendimento em alguns serviços.

Publicidade

No mês de junho, uma proposta semelhante de autoria do senador Jader Barbalho (MDB/PA) foi derrubada no senado federal, que tornava obrigatória a apresentação do comprovante de vacinação contra a Covid-19, pelas pessoas cuja imunização já tenha sido contemplada pelo plano nacional de vacinação do Ministério da Saúde, como condição para ingressar em estabelecimentos públicos e privados de atendimento ao público. Dessa forma, o Estado estuda essa possibilidade para que o andamento da vacinação acelere ainda mais.

Recomendado
Publicidade
Ver matéria completa no site
Página AMP gerada pelo Tupa AMP Pro com componentes válidos para AMP. Scripts comuns do tema são bloqueados nesta versão para reduzir erros de validação.