25 C
Juruá
sábado, abril 20, 2024

“Golpe do nudes” se espalha pelo Acre e polícia alerta para os perigos

Por

- Publicidade -

Segundo o delegado Emylson Farias, da 3º Regional de Polícia Civil de Rio Branco, o número de ocorrências relacionado ao “golpe dos nudes” está aumentando. Ainda, relata que cerca de 90% dos casos de golpes noticiados à polícia são os chamados crimes cibernéticos.

Este golpe, chamado “golpe dos nudes”, tem feito várias vítimas nos municípios do Acre. Desta forma, em Xapuri não é diferente, pois foi tomado o conhecimento de que dois homens, sendo um deles servidor público, se viu em uma situação complicada a partir de uma conversa pelo aplicativo do Facebook. Em um segundo caso, houve um prejuízo no valor de 2 mil reais, sendo que os criminosos ainda continuaram pressionando a vítima. Sofrendo com fortes efeitos psicológicos, as vítimas, nesses dois casos, não quiseram se manifestar.

A história é sempre a mesma, pois os criminosos enviam solicitações de amizades aos internautas se passando por garotas bonitas e sensuais. Depois, as conversas passam para o WhatsApp, onde o golpe começa a ser aplicado. Assim, o criminoso passa a mandar nudes à vítima, pedindo que ela faça o mesmo, para que depois ele comece a fazer chantagens e querendo muito dinheiro em troca. Com isso, diante das ameaças, em que os criminosos se passam pelos pais das vítimas e até mesmo delegados, as pessoas acabam cedendo o que é pedido, uma vez que sentem receios de que suas fotos possam ser vazadas ao público.

Mas não é só assim com chantagens, pois, muitas vezes, os criminosos passam dias tentando fazer com que as vítimas enviem fotos eróticas, mas acabam sendo bem resistentes. E, em outras situações, até a família da vítima é envolvida, sendo que os criminosos mantem contato com elas por meio das redes sociais.

O programa intitulado “Cuidado! É golpe” será apresentado durante todas as terças-feiras na rádio pelo delegado Emylson Farias, onde ele irá orientar as pessoas a evitar serem vítimas desses golpes virtuais, como “golpe do amor virtual”, entre outros tipos, e como se prevenir, além de como proceder, caso seja vítima.

“É impressionante como está acontecendo demais. Cerca de 90% dos casos dessa natureza que têm chegado à delegacia são os chamados crimes cibernéticos, eles estão tomando de conta, então a imaginação para os crimes dessas áreas é ilimitada. Eu tenho catalogado aqui, para iniciar esse trabalho, 38 casos diferentes de casos desse tipo aí”, enfatizou o delegado.

Quadrilhas gaúchas

Um fato bastante interessante é que, na maioria dos casos, os golpes aplicados são oriundos do Rio Grande do Sul. Dessa forma, acredita-se que, por meio de informações levantadas, há uma quadrilha especializada nesse estado.

Assim, no mês de agosto passado, a operação que visava combater o “golpe dos nudes” foi efetuada pela Polícia Militar gaúcha, sendo que seis suspeitos foram detidos por extorsão sexual em Charqueadas e Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre. Ainda, foram cumpridas 16 ordens judiciais, sendo sete prisões preventivas e nove mandados de busca e apreensão em Alvorada, Canoas, Viamão, Erechim e Charqueadas; e, ainda, na Penitenciária Estadual do Jacuí, Penitenciária Estadual de Canoas III e Colônia Penal Agrícola.

Segundo a polícia, entre janeiro e agosto desse ano, 87 pessoas foram indiciadas pelo crime de extorsão sexual no Rio Grande do Sul. Neste mesmo período, 24 pessoas foram presas, sendo que 12 permanecem na cadeia pela prática de extorsão sexual contra vítimas em vários estados do Brasil.

Confira abaixo algumas dicas da Polícia Civil para não cair no golpe

– Desconfie de solicitações de amizade nas redes sociais de pessoas que você não conhece;
– Não converse por telefone com pessoas que utilizam prefixos e números desconhecidos;
– Não compartilhe fotos íntimas pela internet;
– Lembre-se: pedofilia é crime!
– Caso tenha sido vítima de algum golpe, procure a Polícia Civil e registre uma ocorrência policial.

- Publicidade -
Copiar