26.1 C
Juruá
quinta-feira, março 28, 2024

Governo capacita gestores municipais da cultura para execução da Lei Aldir Blanc

Por

- Publicidade -

O Governo do Acre e a Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM), visando o fomento dos diversos segmentos culturais do Acre, encerrou neste final de semana, na filmoteca da Biblioteca Pública Adonay Barbosa, a capacitação dos gestores municipais de cultura.

A capacitação teve início na última terça-feira, 14 e se encerrou na sexta-feira, 17, e contou com várias oficinas e treinamentos desde a elaboração e avaliação de projetos, execução e acompanhamento dos recursos da Lei Aldir Blanc até a criação do Plano Municipal de Cultura.

Secretário, diretores e chefes de cultura dos municípios de Epitaciolândia, Xapuri, Senador Guiomard, Bujari, Tarauacá, Rodrigues Alves, Mâncio Lima, Porto Acre, Jordão e Capixaba estiveram presentes na capacitação.

O chefe do Departamento de Políticas Culturais da FEM, Diego Negreiros, destacou a importância da capacitação para o fortalecimento e valorização da cultura no Acre.

“Esse momento, ele vai muito além das ações de cultura, ele visa estabelecer políticas públicas voltadas para as políticas culturais nos municípios, criando o fluxo técnico dentro das secretarias, diretorias e chefias de cultura de cada cidade”, destacou Diego.

A secretária de Cultura do município de Tarauacá, Geania Maria Souza, parabenizou o Governo do Acre pela realização da capacitação.

“Saímos daqui com um novo fôlego, pois as dificuldade para fazer cultura nos municípios são muito grandes, e hoje estamos vendo o Governo do Acre estender a mão para cada secretário, nos ajudando neste desafio, e só temos a agradecer e buscar colocar em prática tudo que aprendemos nestes dias de capacitação”, frisou ela.

Os municípios de Epitaciolândia, Xapuri, Senador Guiomard, Bujari, Tarauacá, Rodrigues Alves, Mâncio Lima, Porto Acre, Jordão e Capixaba juntos somam R$ 864.111,83 que serão investidos exclusivamente nos próprios municípios em ações voltadas para a cultura local.

- Publicidade -
Copiar