22.3 C
Juruá
sexta-feira, abril 26, 2024

No Acre, INCRA informa que produtores podem acessar crédito para atividades em lotes

Por

- Publicidade -

Os produtores que recebem o benefício do Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA), têm linhas de crédito a disposição que permitem a instalação no assentamento e desenvolvimento de atividades produtivas nos lotes. O Crédito Instalação é a primeira etapa do financiamento garantido pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) às famílias.

O recurso que já está disponível, desenvolve-se nas modalidades Apoio Inicial – apoia a instalação do assentamento e a aquisição de itens necessários; Fomento – viabiliza projetos produtivos de promoção de segurança nutricional e alimentar e estímulo á geração de renda; Fomento Mulher – implantação de projetos sob responsabilidade da mulher titular do lote. Há famílias que conseguem acessar os três recursos, que juntos totalizam R$ 16.600,00.

O coordenador técnico do Programa Crédito de Instalação Moisés Barros, disse que o objetivo do programa é incentivar às famílias produtoras, além da produção e o desenvolvimento da agricultura familiar nos assentamentos. “As famílias que ainda não tiveram acesso devem procurar o Incra ou suas prefeituras para que elas passem esse cadastro para nós e possamos liberar novos recursos. Temos como exemplos os municípios de Marechal Thaumaturgo e Cruzeiro do Sul onde foram investidos, em cada um, cerca de R$ 6 milhões de reais’, afirma.

Barros falou da importância das famílias que já tiveram acesso ao programa e ainda não conseguiram pagar o valor mínimo. “O recurso é chamado de educativo porque há um desconto de 80 a 90% do valor e esse valor que deve ser devolvido algumas famílias perderam o prazo por conta da pandemia. Para não perder o desconto, o assentado precisa realizar o pagamento até o próximo dia 30 de setembro”, explica.

- Publicidade -
Copiar