24.8 C
Juruá
quarta-feira, abril 24, 2024

Prefeitura de Cruzeiro do Sul e Ageac firmam parceria para regulamentar projeto de construção do Aterro Sanitário

Por

- Publicidade -

O prefeito Zequinha Lima e a presidente da Ageac (Agência Reguladora do Acre), Maiara Lima, se reuniram, na tarde desta terça-feira (21), para dar encaminhamento na regulamentação do projeto para o processamento dos resíduos sólidos. O município de Cruzeiro do Sul se planeja para a construção de um Aterro Sanitário, em consórcio com os demais municípios da região do Alto Juruá.

A Prefeitura de Cruzeiro do Sul já deu os primeiros passos para o projeto de construção do Aterro Sanitário e desativação do atual depósito de resíduos. O Plano Municipal de Resíduos Sólidos já foi concluído e agora, com o apoio da Ageac, a Prefeitura vai cuidar da parte da legalização necessária para pleitear recursos do Governo Federal.

“Nos próximos dias vamos apresentar uma minuta de convênio para o município e também vamos nos reunir com os outros prefeitos da região para avançar nessa cooperação entre eles e Cruzeiro do Sul. Um passo essencial agora é suprir a base legal para avançarmos nesse projeto que é tão importante para a saúde da população”, assegurou Maiara.

O secretário municipal do Meio Ambiente, Ygoor Neves, afirmou que a participação do estado é fundamental para o encaminhamento do processo de construção do Aterro.

“Assim como a união e o município, o estado também tem suas obrigações nesse processo e agora se faz presente nessas tratativas. Aqui em Cruzeiro já tivemos alguns avanços na coleta seletiva e já temos a garantia de empresas que se propõem a fazer o Aterro Sanitário de forma particular, mas a manutenção precisa dessa coletividade entre os demais municípios do Juruá, porque um município só não tem saúde financeira para isso”, disse Ygoor.

O prefeito Zequinha Lima também destacou que a parceria da Ageac se faz necessária para apoiar os municípios nesse projeto.

“Temos essa preocupação de buscar alternativas para construir o Aterro e a Ageacre vem contribuir. Precisamos de um projeto viável para o tamanho do nosso município e estamos tentando nos tornar parceiros dos municípios próximos para esse consórcio”, disse Zequinha.

- Publicidade -
Copiar