Close Menu
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
Últimas
  • Gabriela Câmara diz que Antônia Lúcia sofre de problemas psicológicos e “não aceita ajuda”
  • Engenheiro é preso durante operação que investiga licitações irregulares em cidades do Acre
  • Estado inaugura sala de acolhimento para vítimas de violência na Delegacia da Mulher em Cruzeiro do Sul
  • “Cadê a vagabunda?”: Antônia Lúcia invade plenário de Câmara à procura de suposta amante do marido; veja vídeo
  • Brancos ganham R$ 1,6 mil a mais que pretos no Acre, aponta IBGE
  • Última superlua de 2025 ilumina o céu nesta quinta-feira
  • Nutricionista de 48 anos se torna 1ª mulher faixa-preta em jiu-jítsu no Juruá
  • EUA alertam cidadãos americanos para deixar Venezuela “imediatamente”
  • Operação prende 12 faccionados no Acre e em Mato Grosso
  • Detran-AC convoca proprietários de mais de 400 veículos em Rio Branco e Cruzeiro do Sul para evitar leilão
Facebook X (Twitter) Instagram
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
sexta-feira, dezembro 5
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
Home»TUDO AQUI 1

Saúde vacina população acreana com a quarta dose: confira quem pode tomar

Por Redação Jurua em Tempo2 de março de 20223 Minutos de Leitura
Compartilhar
Facebook Twitter WhatsApp LinkedIn Email

O governo do Acre tem contribuído para levar vacina de combate à covid-19 a todo o estado, e para continuar nesse empenho, a Saúde do Acre liberou aos imunossuprimidos, que têm uma baixa imunidade, seja natural ou adquirida, uma dose extra de vacina, para que essas pessoas continuem protegidos contra a doença.

Por apresentar mais suscetibilidade a doenças graves , esse grupo precisa de uma reposição de anticorpos mais rápida do que a população em geral. A possibilidade de se vacinar com quarta dose da vacina, que foi liberada no estado desde o mês de dezembro de 2021, após a orientação do Ministério da Saúde aos estados da União, traz ao estado mais chances de completar o esquema vacinal e manter os cidadãos acreanos seguros contra a covid-19.

Em um informe técnico, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), por meio Programa Nacional de Imunização Estadual (PNI), enviou uma orientação técnica aos municípios acreanos em dezembro sobre a vacinação dessa clientela.

De acordo com o documento, entende-se por imunossuprimidos e que podem tomar quarta dose:

  1. Portadores de imunodeficiência primária grave;
  2. Pacientes em quimioterapia para câncer;
  3. Transplantados de órgãos sólidos ou de células-tronco, ou que fazem uso de drogas imunossupressoras;
  4. Pessoas vivendo com HIV/aids;
  5. Usuários de prednisona (corticoide) em doses diárias iguais ou superiores a 20mg, ou substâncias equivalentes, por período igual ou superior a 14 dias;
  6. Usuários de drogas modificadoras da resposta imune;
  7. Pessoas com doenças autoinflamatórias e doenças intestinais inflamatórias;
  8. Pacientes em hemodiálise e
  9. Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas.

“A proteção de anticorpos do imunodeprimido cai mais rápido do que na população comum, por isso existe a necessidade de uma quarta dose. O esquema ideal para a pessoa com imunossupressão grave é: 28 dias depois de ter tomado a segunda dose, imunizar-se com a dose adicional, e depois de quatro meses, tomar a dose de reforço”, destaca a coordenadora do PNI Estadual, Renata Quiles.

A gestora ressalta ainda que o informe técnico foi passado aos municípios e que, por conta do tempo de espera entre primeira e segunda dose, a maior parte desse público só começou a tomar o imunizante adicional em janeiro.

Para tomar esse reforço, os imunossuprimidos devem procurar as unidades de saúde que fazem a imunização do público adulto. O laudo para imunodepressão só é necessário caso o paciente não tenha apresentado o documento no ato de vacinação de primeira ou segunda dose.

Confira como fica o esquema vacinal de imunossuprimidos acima de 18 anos:

  • 1ª dose Coronavac + 2ª dose (28 dias) Coronavac + dose adicional (28 dias) Coronavac = reforço (4 meses) Pfizer/Fiocruz/Janssen
  • 1ª dose Fiocruz + 2ª dose (30 dias) Fiocruz + dose adicional (28 dias) Fiocruz = reforço (4 meses) Pfizer/Fiocruz/Janssen
  • 1ª dose Pfizer + 2ª dose (21 dias) Pfizer + dose adicional (28 dias) Pfizer = reforço (4 meses) Pfizer/Fiocruz/Janssen
  • dose única Janssen + reforço (2 a 6 meses) Janssen.

 

 

  • Por Secom
Por:
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Sobre

  • Diretora: Midiã de Sá Martins
  • Editor Chefe: Uilian Richard Silva Oliveira

Contato

  • [email protected]

Categorias

  • Polícia
© 2025 Jurua em Tempo. Designed by TupaHost.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc cancelar.