22.9 C
Juruá
sexta-feira, março 29, 2024

Colégio Militar Estadual Tiradentes forma 152 alunos do ensino fundamental

Por

- Publicidade -

Abraços, apertos de mão e sensação de orgulho dos familiares e amigos. Foi nessa atmosfera que transcorreu a solenidade de formatura de 152 alunos do ensino fundamental II do Colégio Militar Estadual Tiradentes (CMET) da Polícia Militar do Acre (PMAC), em Rio Branco, na tarde desta quinta-feira, 7. O evento marcou o ingresso dos estudantes em uma nova fase de formação escolar, passo inicial para uma futura formação acadêmica e profissional.

Novos alunos ingressarão no ensino médio, também ofertado na unidade escolar. Foto: David Landim

Com voz ofegante, característica do entusiasmo de estar vencendo mais uma etapa da vida e em meio aos abraços dos colegas de turma e dos familiares, Isaac Anderson Lima, 15 anos, descreveu a importância da formação. “É muito importante para todos que estão aqui, pois estamos passando para outra fase da vida, que é o ensino médio, de novos aprendizados, que nos preparam a vida adulta e uma faculdade”, destacou.

O comandante-geral da PMAC, coronel Paulo César Gomes, olhando para os alunos perfilados, enalteceu o momento para a vida dos jovens e para a comunidade acreana: “Eu, vendo os senhores aí em forma, vislumbro certamente no futuro novos engenheiros, advogados, médicos e, inclusive, policiais militares que contribuirão positivamente com o desenvolvimento do nosso estado. Então, parabéns a todos vocês”.

Autoridades civis e militares prestigiaram o evento. Foto: David Landim

Entre as pessoas presentes no evento, Soraya Elizabeth Lima representou a Associação de Pais, Alunos e Mestres do CMET (Apacmet) e destacou o momento único que a formatura significou. “Essa turma iniciou aqui no colégio no 6º ano justamente quando nossa associação foi criada, isso torna o momento mais significativo, pois vimos eles crescerem aqui dentro, junto com nosso colégio, que tem ganho melhorias com a ajuda de todos”, disse Soraya.

Desde dezembro de 2021 à frente da direção do CMET, a major Eliana Maia destacou que o momento é marcante para todos os agentes – escola, família e responsáveis – envolvidos no processo de formação educacional dos alunos. “Momento muito importante na vida do formando, de transição do fundamental para o médio, e também um momento muito aguardado por eles, para o qual estavam muito ansiosos”, enfatiza.

A solenidade contou com os ritos militares, característicos da corporação. Foto: David Landim

O CMET tem se destacado no cenário educacional brasileiro por estar acima da média nacional no ensino fundamental II, além disso, os alunos atingem boas médias no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A escola tem sido destaque em diversas competições nacionais, como no xadrez, em que a aluna Alanna Cristina Lima alcançou o 1º lugar entre as competidoras da Região Norte e o 8º na classificação nacional.

Estiveram presentes a solenidade o tenente-coronel Agleison Alexandrino, chefe do controle interno da instituição e ex-diretor do CMET; o major Jamison Neri, sub-corregedor da PMAC; o major Kleiton Albuquerque, comandante do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA); o capitão Joyb Ramos, regente da Banda de Música da instituição; e autoridade civis e militares.

- Publicidade -
Copiar