24 C
Juruá
sexta-feira, março 29, 2024

Acre é o primeiro estado a certificar novo modelo de urna: “Inviolável”, diz coordenador do TSE

Por

- Publicidade -

O Acre é o primeiro estado a certificar a nova urna eletrônica Modelo UE2020, que será usada nas eleições de outubro deste ano. A certificação aconteceu durante uma solenidade realizada na tarde desta quarta-feira (11) no Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE/AC).

Rafael Azevedo coordenador de Tecnologia do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), descreveu o sistema eleitoral brasileiro como “inviolável”. “A segurança não se iguala a nenhum procedimento eleitoral no mundo”, declarou. Além disso, Azevedo afirmou que cerca de 25% das urnas no Brasil já foram auditadas, faltando apenas 75%.

A certificação da urna durou, em média, 10 minutos. O coordenador inseriu uma chave específica a fim de que o sistema não fosse violado. “Ele cria uma amarração tão grande. É inviável ser fraudada” comentou.

Rui Moreira, diretor-geral do TSE, afirmou que o órgão recebeu muitas demandas do TER e que elas deverão ser atendidas em um momento oportuno. Dentre essas demandas está a de um aumento aos mesários de 50%, além de um aumento nos dias de folga de 3 para 4 dias. “Vamos dá todo o apoio para que as eleições no Acre sejam um sucesso”, destacou.

O desembargador Francisco Djalma, presidente do TRE/AC, agradeceu a oportunidade que o Acre está tendo de ser o primeiro a certificar a urna. “Etapas que marcam o processo eletrônico de votação no Brasil e que garantem há mais de 25 anos”, ressaltou.

No mês de fevereiro deste ano, o TRE recebeu 1.168 novas urnas eletrônicas modelo 2020. Eles já serão usadas nas eleições do dia 02 de outubro. Serão disponibilizadas mais de 2 mil urnas em todo o estado acreano.

O novo modelo da urna conta com um design diferente, o teclado do terminal do eleitor foi reposicionado em relação à tela de LED e o terminal do mesário passa a ter uma tela sensível ao toque. Outra novidade é que agora há um leitor de identificação biométrica com maior área de captura.

- Publicidade -
Copiar