23.2 C
Juruá
sexta-feira, março 29, 2024

Após alta histórica em 24h para junho, nível do Rio Acre volta a marcar menos de 3 metros em Rio Branco

Por redação.

- Publicidade -

Após registrar uma alta histórica nas últimas 24 horas para o mês de junho, o nível do Rio Acre voltou a marcar menos de 3 metros na capital acreana. Conforme dados da Defesa Civil Municipal, o manancial marcou 2,94 metros nesta quinta-feira (23) em Rio Branco.

Esse nível é registrado uma semana depois de o rio ter subido quase quatro metros em um período de 24 horas após fortes chuvas registradas no interior do estado e nos países vizinhos. Na terça (14), a Defesa Civil informou que esse era o primeiro registro de subida das águas tão expressivo para o mês de junho em 52 anos de monitoramento.

“A situação da semana passada foi totalmente atípica, uma coisa que nunca tinha acontecido na história e agora, passados alguns dias, o rio apresenta uma marca, que não é o que desejamos, obviamente, porém é a que tem se apresentado para essa época nos últimos anos. Na verdade, para esse mês, o nível do rio tinha que estar, pelo menos, em 4 metros, ou seja, está bem abaixo. Estamos bem próximos de chegarmos à cota de alerta máximo para menos, que é de 2,69 metros”, disse o coordenador da Defesa Civil Municipal, tenente-coronel Cláudio Falcão.

No ano passado, nesse mesmo dia, o manancial marcou 2,68 metros, já no ano de 2020 o nível estava em 2,58 metros, o mesmo registrado em 2019. A menor cota do rio já registrada em Rio Branco foi de 1,30 metro, em setembro 2016.

Com relação às chuvas, o acumulado nos 23 dias de junho está em cerca de 70 milímetros, o que representa 68,6% do total esperado que é de 102mm.

  • Fonte: g1.
- Publicidade -
Copiar