22.9 C
Juruá
sexta-feira, março 29, 2024

Bebê que nasceu em calçada na frente da maternidade está em processo final de adoção

Por redação.

- Publicidade -

Aos cinco meses, a pequena Vitória, como foi registrada a bebê que nasceu na calçada em frente à Maternidade Bárbara Heliodora, em Rio Branco, está em processo final de adoção por uma família da capital.

Conforme a coordenação, o estudo social feito com os tios que manifestaram interesse em ficar com a bebê foi remetido à Justiça, que entendeu que eles não tinham perfil para ficar com a guarda dela. Por isso, o processo da menina foi direcionado a famílias que estavam na lista de adoção.

No último final de semana, a criança saiu pela primeira vez do abrigo e passou uns dias com a família que deve adotá-la.

“Ela está com processo de adoção adiantado, já está sendo feita a vinculação dela à família adotiva, tem o período de adaptação, onde eles ficam uns dias e depois ela volta para o obrigo. Todo esse processo é acompanhado pela assistente social. É uma família distinta, ou seja, não tem vínculo familiar nenhum com a criança. No caso dos tios, a Vara da Infância entendeu que eles não tinham perfil para ficar com a criança. Por isso, foi para pessoas que estão na lista de adoção”, disse o coordenador de Planejamento do Educandário, Eduardo Vieira.

Ainda segundo Vieira, o processo de adoção deve ser finalizado em até duas semanas. “Agora é um processo rápido, por ser uma criança pequena. Quando é uma criança maior, que pode ter dificuldade de adaptação, aí pode demorar um pouco mais. Mas, como é um bebê, não costuma ter problemas. Nos próximos dias acredito que estará tudo resolvido. Ela está bem de saúde, não tem nenhuma sequela.”

A menina foi levada da maternidade para o abrigo no dia 28 de janeiro após decisão da 2ª vara da Infância e Juventude. O Tribunal de Justiça do Acre (TJ-AC) afirmou que não é possível repassar informações sobre o caso por estar em segredo de Justiça.

Casal de tios disse que quer ficar com a menina que está instalada no Educandário Santa Margarida — Foto: Reprodução

Internação em hospital de saúde mental

A mãe da criança tem transtornos mentais e chegou a ficar internada no Hospital de Saúde Mental do Acre (Hosmac) depois que teve alta da maternidade. Em abril, a direção do Hosmac informou que ela tinha tido alta, porém não deu detalhes sobre o dia que ela deixou o hospital e nem se foi acompanhada por algum familiar.

Bebê nasceu na calçada

O caso da mulher que deu à luz uma menina em frente à maternidade de Rio Branco chocou a população da capital. Um vídeo que circulou nas redes sociais mostrava a bebê no chão da calçada chorando enquanto a mulher está de pé ao lado. Um morador que passava pelo local presenciou a cena e disse que chegou a pedir ajuda no hospital, mas que funcionários da recepção se negaram.

O homem, que preferiu não ser identificado, disse que a mulher chegou a tentar atendimento na maternidade, mas não conseguiu. Ela então desceu as escadas da unidade de saúde e, próximo ao estacionado, o bebê acabou nascendo. Essa versão é negada pela direção do hospital.

Após o ocorrido, a Maternidade Bárbara Heliodora abriu uma sindicância e afastou de forma temporária o servidor que recebeu o caso inicialmente. Após a conclusão da sindicância, a direção informou que ficou constatado que não houve negligência no atendimento, mas que o servidor foi remanejado para um setor administrativo por questão de segurança.

O Núcleo de Apoio e Atendimento Psicossocial (Natera), órgão auxiliar no Ministério Público do Acre (MP-AC), também acompanhou a mãe. “Se trata de uma paciente com transtornos mentais e com problemas decorrentes do consumo abusivo de álcool e, por isso, será necessário inseri-la na rede de saúde mental”, informou a nota.

  • Por Iryá Rodrigues, g1 AC.

- Publicidade -
Copiar