23 C
Juruá
quinta-feira, abril 25, 2024

Dois Brasileiros de suposta organização criminosa são presos com fuzis e munições de grosso calibre em Santa Cruz – Bolivia

Por Redação

- Publicidade -

Durante uma das operações da policia boliviana nas redondezas de Santa Cruz de la Sierra, foram capturados dois membros foragidos da justiça da Bolívia, Emerson Michel da Silva Benjamín e André Luis Xavier da Rocha. Duas pessoas ficaram feridas, um companheiro e uma cumplice.

De acordo com as informações obtidas pela Força Especial de Luta Contra o Crime (FELCC), ambos conseguiram fugir na madrugada desta Terça-Feira, 14 de Junho, do presidio de Palmasola com a ajuda de Edeline Dante da Silva, que teria lhes entregados uma corda do lado de fora do presidio para que os detentos conseguissem escapar enganando assim, os guardas locais. Edilene é Companheira de um deles e também foi detida.

Sobre o poder dos foragidos, estavam dois Fuzis de grande calibre, quatro carregadores e 81 cartuchos e foram capturados pela Polícia na tarde desta quarta-feira, 15 de junho, na área universitária, ruas Venezuela e Haiti- da capital de Santa Cruz.

Durante a entrevista coletiva oferecida esta quinta-feira nos escritórios da Felcc, Erick Holguín, comandante da Polícia Departamental, explicou que a prisão foi feita após várias operações realizadas nos prédios onde ambos os estrangeiros estavam de moradia antes de assassinar Wilson Ledezma Rea , 38 anos, em março deste ano, no município de Mineros. Por esse crime, a policia acreditou ter sido um acerto de contas ligado ao tráfico de drogas, os dois brasileiros estavam em prisão preventiva no presídio de Palmasola.

De acordo com o relatório oficial de Holguín, o veículo utilizado pelos fugitivos ao fugirem da prisão foi encontrado no condomínio Sevilla, localizado na zona norte da cidade. Eles permaneceram apenas 45 minutos no local e depois se deslocaram para o prédio na área da universidade, onde foram presos.

Integrantes da unidade DACI e da Força Especial de Combate ao Crime (Felcc) participaram da operação, que conseguiram entrar após serem os disparos com armas de fogo. As armas dos fugitivos foram apreendidas.

Segundo o delegado, duas pessoas tentaram impedir a entrada das tropas. Durante a operação, duas pessoas ficaram feridas, uma delas foi operada no ombro esquerdo e está se recuperando favoravelmente; Além disso, Jorge Luis Ríos, proprietário da propriedade, também foi preso.

Foto: Fuad Landívar

Holguín afirmou que será aberto um novo processo criminal por agressão a funcionários públicos e tentativa de homicídio.  Disse ainda que estão em plena investigação para apurar responsabilidades internas e externas pela fuga do presídio de Palmasola e pela origem das armas.

Além disso, informou que estão sendo tomadas providências junto às  autoridades brasileiras para confirmar as identidades de ambos, ou seja, saber se possuem antecedentes e se pertencem a uma organização criminosa na cidade de São Paulo , suposto local de origem. Por fim, ele não descartou a transferência de ambos para outros presídios do país.

 

Fonte da informaçao, El Deber e EJU

- Publicidade -
Copiar