Início / Versão completa
Acre

Em dez anos, boiada cresce 47% e leva Acre ao grupo dos 15 maiores rebanhos do Brasil

Por Redação O Juruá em Tempo. 06/06/2022 13:08 Atualizado em 08/06/2022 11:11
Publicidade

Foi apenas no ano de 1998 que o rebanho bovino do Acre entrou para o ranking dos grandes criatórios. De acordo com o painel dinâmico do IBGE, no referido ano o estado apareceu no cenário nacional com pouco mais de 922 mil cabeças.

Publicidade

A partir desse período, o rebanho continuou crescendo e em 2013 chegou a ocupar o 14° lugar no país inteiro. Em 2018, último dado do painel dinâmico que o IBGE publicou no YouTube, o Acre seguia nessa posição em meio ao impressionante boom da bovinocultura em Estados como Pará e Rondônia – Estados que ocupam atualmente a 5ª e 6ª posições no ranking dos maiores rebanhos -com 3,01 milhões de cabeças naquele ano.

Já em 2020, esse quantitativo subiu para 3,8 milhões. Conforme os dados mais atuais, Rio Branco tem o maior número de cabeças de gado do Acre, com 14% do total. O município de Sena Madureira é o segundo.

Assim, o rebanho acreano saiu de 2.578.460 cabeças, em 2010, para 3.802.112 cabeças, em 2020, um aumento de 47,4% em dez anos, salto que franqueou ao Estado ingresso no clube 15 maiores do País. Porém, para esse crescimento, há um custo socioambiental, situação que vem sendo denunciada há anos. Principalmente, o desmate, que segue em crescimento.

Publicidade
Recomendado
Publicidade
Ver matéria completa no site
Página AMP gerada pelo Tupa AMP Pro com componentes válidos para AMP. Scripts comuns do tema são bloqueados nesta versão para reduzir erros de validação.